A família do homem que teme a Deus

“Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar” Êxodo 33.14

Casamento, uma Instituição Divina
1. O casamento de Adão e Eva como um tipo do casamento de JESUS e a Igreja:
“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo.
Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido” (Efésios 5.21-33).
2. A Família do Justo
“… a habitação (casa) do justo DEUS abençoará” (Provérbios 3.33b); “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Malaquias 3.18).
JESUS é o membro permanente da família e contempla os Seus ensinamentos sendo praticados pela família do justo. No Salmo 128, vemos nos versículos 2: O justo experimenta a verdadeira felicidade e também a graça de DEUS, “Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem”; Também nos versículos 3 e 6: O justo experimenta a frutificação e sua posteridade herdará as bênçãos, “A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel”.
3. O Justo Deve Crer no Cuidado de DEUS Por Sua Família
3.1 – Viverá a Proteção de DEUS
“Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã, louvarei com alegria a tua misericórdia, porquanto tu foste o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia” (Salmos 59.16); “… O amado do Senhor habitará seguro com ele” (Deuteronômio 33.12a).
3.2 – Viverá a Provisão de DEUS
“E a sua provisão era a semente do Canal, que vinha com as muitas águas, e a ceifa do Nilo; e ela era a feira das nações” (Isaías 23.3); “Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55.1); “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” (Salmos 23.1).
3.3 – Viverá a Presença de DEUS
“Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar” (Êxodo 33.14); “Assim, os justos louvarão o Teu nome; os retos habitarão na Tua presença” (Salmos 140.13).
4. A Família do Justo É Agradecida a DEUS
1. Louvando a DEUS; 2. Descansando em DEUS; 3. Permanecendo em DEUS.
DEUS abençoe grandemente a família de cada leitor.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana