A família no plano de Deus

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam…”
Salmo 127.1
A palavra casa, neste verso, não tem um significado físico, mas sim, de uma “casa-família”, isto é, um lar, composto de vários membros, ligados por um relacionamento entre pais e filhos, marido e esposa, amor e respeito.
A presença de Deus, como construtor, no seio da família, é de real importância, porque não se pode haver uma felicidade duradoura sem uma ajuda constante de Deus. A prioridade absoluta em que a “casa-família” possa manter o amor, a unidade e a prosperidade não depende só das condições econômicas ou da capacidade humana em administrá-la, mas sim, do ensinamento dos princípios fundamentais bíblicos e da presença de Deus.
Pode parecer impossível, porém, esta é uma realidade: às vezes, alguém quer que Deus opere em sua vida, sem que esta mesma operação seja extensiva à sua casa. Deus quer abençoar-nos individualmente, mas muito mais coletivamente.
Vivemos em um mundo, onde o matrimônio não é considerado mais como instituição Divina, e as pessoas vêm à família apenas como instituição social, com propósitos e finalidades egoístas e sem sérios compromissos, podendo iniciar e findar em qualquer tempo, esquecendo-se das profundas feridas que permanecerão abertas até o fim das vidas envolvidas.
A família é um projeto de Deus, ELE a formou e deseja que todos sejam felizes e vivam em harmonia e respeito. A vida familiar pode e deve ser como um paraíso na terra. Deus a fez assim. Mas como?
Através da convivência, dos bons exemplos, é que se desenvolve o corpo, a personalidade e o caráter, harmoniosamente. A família, além de alimentar o corpo, deve alimentar também a alma, com:
– Informação, os valores morais e espirituais são passados aos filhos e estes lhes servem para o desenvolvimento da vida, valores que são eternos.
A educação começa dentro de casa. Passe a compreender melhor seus familiares, seu modo de agir e pensar para mudar não somente a vida do outro, mas, a sua vida também.
– Diálogo, é essencial conversar sobre os ideais, sobre os anseios e tristezas, vitórias e alegrias, as experiências do dia a dia, vida escolar, profissional, projetos, sonhos, o que se vê e o que se ouve, tem no lar o melhor ambiente para ser analisado, sempre com muito temor a Deus. O diálogo em família é, muitas vezes, o caminho para a união, o entendimento e o fortalecimento do amor. E a falta do diálogo parece ser um reflexo de uma falta de diálogo com o próprio Deus.
Troca de experiências, não só os filhos devem aprender com os pais, mas também os pais com os filhos as experiências vividas no dia a dia, selecionando-as, e aplicando-as para o bem estar de todos. É nas reações que estão o perigo de errar. Às vezes não erramos de forma planejada, e sim, espontânea quando não temos tempo de pensar com a cabeça quente. Se tiver que ter uma reação, chore antes pra desabafar. O choro lava a alma.
– Momentos de lazer e recordações: a família precisa desfrutar junta, dos momentos de passeios e recordações, que não podem ser esquecidos, conservando, assim, a sua própria história. O lazer em família pode fortalecer os laços familiares, contribuindo para a maior sensação de conforto e segurança, tanto para os filhos quanto para o casal. Quando se tem momentos de lazer, o humor e a sensação de bem-estar ficam sempre presentes no dia a dia.
– Ensino sobre a fé: são momentos de comunhão com Deus, onde Ele é exaltado e o nome de Jesus é proclamado. Sabemos que muitas são as barreiras encontradas na vida familiar: o corre-corre do dia a dia, filhos abandonados ao seu próprio destino, desvalorização da convivência familiar, o egoísmo, a interferência da televisão e outros meios de comunicação, o consumismo, a perda dos conceitos divinos estabelecidos para a família. Mas, acredite, tudo pode mudar e ser melhor.
Não deixe sua família ser destruída. Para restituir sua família, chore na presença do Senhor em oração, aprenda a compreender as limitações das pessoas, reanime-se sempre. Consulte a Deus antes de qualquer atitude, Ele quer paz em seu lar.
Nós, somos chamados a fazer do nosso lar, um lugar onde Deus tenha a primazia em nossas vidas, e que todos os membros da família trabalhem pela felicidade um do outro, harmoniosamente. Vivendo em amor, respeito e alegria, e todo esforço será maravilhosamente recompensado, porque é Deus quem edifica.
Sim, é possível!
Abraço!

Pr. Alexandre Lima
Igreja do Nazareno