A igreja como o Corpo de Cristo

A meta de Deus é a igreja, e a igreja é coletiva. O livro de Efésios revela a igreja em sete aspectos principais: o Corpo (1:22 – 23), a obra-prima (2:10), o novo homem (v. 15), o reino (v. 19), a família, ou casa, e a habitação de Deus (vs. 19, 21 – 22), a noiva, a esposa, de Cristo (5:23 –32) e o guerreiro (6:10 – 20). Esses aspectos da igreja são coletivos. A partir desta lição, vamos ver cada um desses aspectos.
Embora Deus seja invisível, místico e abstrato, Ele tem um organismo que O expressa e representa a igreja. Quando o Senhor Jesus estava na terra, Ele era a corporificação de Deus. Após Sua morte e ressureição, Ele Se tornou um Corpo coletivo que inclui todos os que creem Nele (Ele é a Cabeça e os que Nele creem são os membros). Como o Corpo de Cristo, a igreja é Sua plenitude (plenitude pode ser comparada com o transbordar de um copo de água).
João 1:16 diz que “todos nós temos recebido da Sua plenitude e graça sobre graça”. Recebemos a plenitude Daquele que veio a nós com a graça e a verdade (realidade). Jesus Cristo é a corporificação do Deus Triúno, com a riqueza de tudo o que Deus é, tem e realizou, portanto, precisa de um Corpo condizente que O contenha e expresse. Esse Corpo é a igreja.
Em 1 Coríntios 12:12, Paulo afirma: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo”. De acordo com o original grego, não há a expressão “com respeito a’’. Portanto, o que Paulo afirmou é: “assim como o corpo é um e tem muitos membros, assim também é Cristo”, ou seja, Cristo é um e tem muitos membros. O Corpo de Cristo é Cristo, assim como o corpo de uma pessoa é a própria pessoa. O que constitui o Corpo místico e orgânico de Cristo em nós não é nosso ser. Quanto mais a vida e a natureza de Cristo crescem em nós, inundando nossa mente, vontade e emoção, mais expressão de Cristo temos com Seu Corpo. Quando nos reunimos, não deve ser o julgamento de homens naturais segundo seus costumes, gostos e preferências; antes, deve ser a reunião da vida e da natureza Divina em cada um de nós. O resultado será a expressão de Deus, e não a nossa.

Eduardo F. Rocha
Igreja em Cosmópolis
As reuniões acontecem as terças 19h45; aos sábados,19h30; e aos domingos, às 9h30.
Rua 22 de Abril nº 47 – Jd. Planalto (ao lado do Hotel Vila Nova)