A importância da comunhão

Leia em sua Bíblia: Hebreus 10.24-25, Sl 133
“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” A COMUNHÃO recebe lugar de destaque dentro da Bíblia. A Bíblia em vários textos compara a Igreja Cristã a uma construção e coloca a COMUNHÃO como um dos pilares da vida da Igreja de Cristo.
O alicerce (fundamento) da Igreja é Jesus Cristo: “A pedra que os construtores rejeitaram essa veio a ser a principal pedra, angular” (Mc 12.10).
Os pilares da Igreja são a doutrina dos apóstolos (Bíblia), comunhão, partir do pão (Santa Ceia) e orações: “e perseveravam na doutrina dos apóstolos (Bíblia), na comunhão, no partir do pão (Santa Ceia) e nas orações”(At 2.42).
Os tijolos da Igreja são todos aqueles que colocam Jesus como alicerce de sua vida: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual…” (1 Pe 2.5a)
Pode alguém ser cristão sozinho?
1. Qual é a ordem bíblica expressa em Hebreus 10.25?
2. Quais são os dois motivos apontados em Hb 10.24-25, pelo qual não devemos deixar de congregar-nos (em comunhão)?
Ninguém pode ser cristão sozinho ou isolado de uma comunidade. É na comunhão, na vida em congregação, que temos a oportunidade de praticar tudo o que Deus nos ensina em Sua Palavra. A vida em congregação é o espaço prático preparado por Deus “para nos estimularmos ao amor e às boas obras…” (v.24); é o espaço prático preparado por Deus “para que façamos admoestações”(v. 25).
Ser cristão não se resume a aprender princípios bíblicos para a vida. É muito mais do que isso! Como poderemos crescer na fé, desenvolver os dons que temos, aprender a perdoar, viver em amor, compartilhar nossos dons se estivermos sozinhos ou convivendo com pessoas que não possuem esta forma de pensar?
Como cristão, preciso crescer espiritualmente, usar meus dons para ajudar outras pessoas e também aprender com os outros. Pois a COMUNHÃO é o laboratório onde Deus nos dá a chance de pormos em prática tudo o que nos ensina em Sua Palavra. Como poderei aprender a perdoar alguém e até mesmo a pedir perdão se não convivo com outros irmãos na fé, que também estão dispostos a me perdoar. Uma coisa é ouvir que Deus nos perdoa e precisamos perdoar; bem mais difícil é ter que perdoar ou pedir perdão. E a comunhão é o espaço preparado por Deus para pormos em prática nossa fé.
Na COMUNHÃO, encontramos Deus agindo na vida dos cristãos em meu favor. É na COMUNHÃO que encontramos a força para continuarmos fiéis a Deus.
É através da COMUNHÃO que Deus nos estimula ao amor e às boas obras. É através da COMUNHÃO que Deus nos chama a atenção para nossas falhas, nossas responsabilidades uns para com os outros.
Deus age na COMUNHÃO. Ele age através de cada um, como instrumentos em Suas mãos, a fim de que, através dos cristãos, Ele possa cuidar de cada um. Comparando a uma parede, somos como um tijolo sustentando outro e sendo sustentados também.
Tente lembrar uma palavra ou um gesto de um irmão na fé que te animou em um momento difícil de tua vida? Pense o quanto isso foi importante para você? Olhe à sua volta e observe se alguém está se afastando e pense em como ajudá-lo a perceber o quanto ele é importante para a Igreja.
Muitos vão à Igreja a vida toda, quando adoecem ou chegam na melhor idade ficam impossibilitados de irem nas atividades da Igreja, talvez seria a hora da Igreja ir ao seu encontro. A fé é individual no coração de cada um, mas o viver, servir, cultuar, confessar, testemunhar, ensinar, ajudar, perdoar e o céu são para serem vividos em comunhão. Afinal, Cristo veio, ensinou, morreu, ressuscitou, preparou a Morada Celestial para todos. Você já havia pensado sobre isso?!
Leia também Eclesiastes 4.9-12