A importância da integridade

Na Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses, lemos: “O Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (5:23). Tanto o nosso espírito, como a alma e corpo precisam ser conservados íntegros. Integridade não é o que você aparenta manter quando todos o observam, mas é aquilo que você é quando ninguém está olhando. É um alto padrão de honestidade, veracidade, decência e honra que jamais é quebrado (Pv 28:6). É fazer a outros aquilo que você gostaria que lhe fizessem (Lc 6:31).
As palavras do homem íntegro não mudam. Ele não usa jogo de palavras, de maneira que você nunca sabe qual é sua posição. O seu “sim” é “sim” e o seu “não” é “não”; o que disto passar vem do maligno (cf. Mt 5.37). Aquele que passa mais tempo dizendo o que vai fazer do que propriamente fazendo, em geral, não chega a parte alguma. Nossos projetos não se realizam quando gastamos mais tempo falando sobre eles do que orando e trabalhando para alcançá-los.
O homem íntegro não joga dos dois lados somente para agradar a todos (Pv 11:3). Seu objetivo é agradar a Deus e fazer o que é certo (Tg 4:8). Uma pessoa pode ser muito estimada pelos homens, mas abominável aos olhos de Deus (Lc16:15). O homem íntegro manterá a sua palavra mesmo que isso lhe custe alto preço. Quando colocado numa situação possivelmente comprometedora, ele continua firme naquilo que crê. Acima de tudo, é um homem verdadeiro; você pode confiar na sua honestidade.
O homem que “anda em integridade anda seguro” (Pv 10:9), porque a sua integridade o guia e o leva à presença de Deus (SI 41:12). A integridade está ligada ao coração, portanto, ser um indivíduo íntegro é algo que procede de uma busca pessoal (SI 51:10).
É necessário lutar contra o inimigo, com toda armadura de Deus, para evitar ser enredado, cegado e até impedido de tomar a decisão de ser íntegro. Mesmo quando fizermos a escolha certa, haverá uma reação negativa no reino das trevas; por isso somente “embraçando o escudo da fé” (Ef 6:16a), podemos apagar todos os dardos inflamados do maligno, tendo forças para agir de maneira correta mesmo quando ninguém nos estiver observando. Normalmente, os homens pensam que estão fazendo tudo certo, pois, “todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas, o Senhor sonda os corações” (Pv 21 :2). Deus é o único que pode dar o verdadeiro discernimento e sabedoria quando pedimos (Tg 1:5-6); habilitando-nos a aprender pela experiência (Rm 5:3-4; Pv 15:31-33).
O oposto do sábio é o insensato e a Bíblia o descreve como alguém que “confia no seu próprio coração” (Pv 28:26). Ele despreza a sabedoria (23:9); só quer falar e não ouvir (18:2). Em outras palavras, você não pode dizer-lhe nada, pois ele é briguento (20:3), tornando-se irado e arrogante quando se tenta arrazoar com ele (14:16).
O insensato é alguém incapaz de pesar as consequências de seus atos. Como resultado, ele não faz escolhas sábias. Deus é o único, que por meio do fluir de Sua vida, pode transformar um insensato num sábio, um falso numa pessoa íntegra. Deus deseja que todo o nosso ser, espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do Seu Espírito, que em vós habita” (Rm 8:11).

IGREJA EM COSMÓPOLIS
Reuniões: Quinta e Sábado, às 20h.
Domingo, às 9h
Rua 22 de Abril nº 47 – J. Planalto
igrejaemcosmopolis@yahoo.com.br