Há alguns anos, os brasileiros, de um modo geral, estão dando maior atenção para a manutenção preventiva, pois, é o caminho mais seguro, barato e correto para se manter as manutenções dos veículos em dia. “Vamos falar de alguns pontos importantes aos quais deve se atentar nas manutenções periódicas feitas nos veículos. É importante lembrar que, caso tenha o manual do veículo, sempre siga as recomendações de manutenção da fábrica”, explica o mecânico automotivo Adriel Nogueira de Azevedo.
“Vamos começar pela parte do motor, que é a mais complicada da manutenção. Deve sempre ser feita verificação periódica do nível do óleo do motor através da vareta de óleo a cada 1.000 km nos veículos mais novos devido ao uso de óleos mais finos”, explica.
“É comum consumir um pouco de óleo e, ocasionalmente estando na marcação mínima da vareta, deve ser completado com óleo da mesma viscosidade usada na troca do óleo. Também é bom lembrar que o óleo tem validade; óleos minerais devem ser trocados a cada 5.000 km ou 6 meses, e óleos semissintéticos e sintéticos a cada 10.000 km ou 12 meses.
O filtro de óleo deve ser trocado em todas as trocas de óleo. Os filtros de combustível e filtro de ar também devem ser trocados periodicamente; filtro combustível com 10.000 km e filtro de ar entre 20.000 km e 40.000 km, dependendo do veículo” aconselha.
“As correias do motor, juntamente com seus rolamentos e tensores, também requerem verificação a cada 20.000 km. A troca pode variar bastante de acordo com cada modelo de veículo. Em média, a troca da correia é feita entre 50.000 km e pode chegar, em alguns veículos, até 160.000 ou 5 anos.
O fluido de radiador que já foi citado em uma matéria anterior deve ser verificado periodicamente e, caso haja necessidade de completar, nunca utilize água, sempre o fluido apropriado para o sistema, afim de evitar possíveis problemas de corrosão no sistema”, explica.
Adriel diz que “na parte de ignição do motor, devemos cuidar dos seguintes itens: velas, cabos de velas e bobinas. Esses componentes têm um papel importante no desempenho dos veículos e também no consumo de combustível, e sua vida útil varia de acordo com o modelo do veículo; em média, a troca é feita entre 40.000 km e 100.000 km.
É muito importante estar atento quanto ao desgaste dos freios, que deve ser verificado e regulado a cada 10.000 km para freios a disco e a cada 30.000 km para freios a tambor”, alerta o mecânico.
Quanto à suspensão é importante verificar as buchas, pivôs, terminais de direção, rolamento de roda e
amortecedores. “Também não devemos nos esquecer de verificar os pneus, quanto ao desgaste irregular e possíveis defeitos, como bolhas e deformação na banda de rodagem. Nesses dois últimos casos citados, por motivos de segurança, os pneus devem ser substituídos. Temos também o alinhamento e balanceamento que devem ser feitos juntamente com a verificação da suspensão num período entre 10.000 km a 15.000 km”, enfatiza o especialista.
“Importante lembrar que todas estas manutenções citadas são feitas de forma gradativa, o que torna a manutenção preventiva relativamente barata se compararmos com manutenção corretiva, que é feita quando há um problema no veículo”, conclui Adriel.