A importância da oração

“Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.Mt 6, 6

Queridos leitores, hoje nossa reflexão nasce desse trecho do Evangelho de São Mateus, que nos apresenta um dos ensinamentos de Jesus sobre a oração. Todo cristão sabe da importância da oração, até já conversamos aqui sobre isso, mas esse é um assunto inesgotável, pois, como discípulos permanentes que somos, estamos em constante aprendizado.
Jesus, nosso mestre, ao nos convidar a experimentar essa oração particular, exorta-nos a entrar no quarto, fechar a porta, isto é, estarmos a sós com Deus, não está nem rejeitando, nem criticando a oração feita em comunidade, pelo contrário, somente quem tem uma vida de oração no contexto particular, com certeza, rezará também melhor junto com seus irmãos.
Algo muito bom que temos como cristãos é o sentido de comunidade, a comunidade de fiéis, de irmãos, e isso se torna mais bonito quando é uma comunidade orante, isto é, cheia de oração, mas a meu ver, isso é um segundo passo. Antes da vivência comunitária, está nossa experiência pessoal e individual com Deus, que sempre, é claro, nos conduz à vida comunitária.
Eis então o sentido, do pedido do Senhor, no versículo bíblico que estamos refletindo, “reza ao teu Pai que está oculto”, esse deve ser nosso primeiro compromisso espiritual, criar uma comunhão íntima com o Senhor, que qualquer oração ou ação externa que eu faça, vai transparecer aquilo que eu já carrego no meu interior, porque se ficarmos apenas naquilo que é externo, visível, e em grupo, corremos o risco de nos esvaziarmos, pois descuidamos daquilo que temos dentro.
Todo cristão deve cuidar, então, dessas duas realidades, é essencial para nossa vida e para mantermos uma comunhão com Deus, termos o saudável hábito de fazermos nossa oração pessoal, pelo menos uma vez ao dia, assim como diz o Evangelho, onde ninguém vê, nem sabe, só com Deus. Isso nos dará o sustento necessário para nossa vida em comunidade, para nossa ação como cristãos no mundo e para tudo aquilo que fizermos.
Esforcemo-nos, por ter ao longo da semana, esses momentos pessoais com Deus, e experimentaremos a força interior e até mesmo exterior que isso nos dará.

Deus abençoe a todos.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa Gertrudes de Cosmópolis