Não descuide dos cuidados básicos para garantir a segurança da sua família. Confira os itens essenciais que não podem faltar na sua checklist de manutenção
Nesta edição, o assunto é sobre a manutenção preventiva dos veículos, principalmente agora que a temporada de férias da escola das crianças chegou. Não devemos nos descuidar das manutenções básicas do veículo, afim de evitar riscos à segurança da sua própria família, por isso é muito importante que o veículo esteja com as revisões básicas em dia.
Alguns itens são indispensáveis para uma viagem segura:
• Deve ser verificada a vida útil da bateria periodicamente com equipamento adequado, pois, caso contrário, o carro pode acabar parando no meio da viagem;
• Outra verificação importante que, muitas vezes, fica esquecida, é o fluido de freio. Esse fluido retém muita umidade do ar, fazendo com que ele tenha uma degradação muito rápida, podendo gerar muitos problemas com a frenagem do veículo. Em alguns casos, o veículo pode ficar sem nenhum poder de frenagem, ocasionando um risco muito grande para sua segurança.
Neste caso, recomendamos a troca preventiva a cada 12 meses. Juntamente com a troca do fluido, é recomendado também verificar o desgaste de lonas e pastilhas com calibrador, para ter uma precisão do estado de desgaste desses componentes do freio.
• Quanto a suspensão, a qual é bem mais complexa, deve ser verificada a cada 10.000 km. Entretanto, se for observado qualquer barulho antes desse período, o correto é procurar uma oficina imediatamente, pois a suspensão pode gerar acidentes gravíssimos por falta de manutenção. Geralmente, são verificados itens como, por exemplo: pivôs, terminais, amortecedores, rolamentos e borrachas em geral.
• Na parte do motor, temos itens diversos a serem verificados. Vamos citar somente os mais críticos para o funcionamento do veículo: na manutenção preventiva do motor, não devemos deixar de verificar correias, velas e cabos, bicos injetores, óleo do motor e do câmbio e os filtros.
Juntamente com o motor, o sistema de arrefecimento, que é bem importante em viagens, deve ser verificado o estado das mangueiras do fluido de arrefecimento, que em qualquer sinal de contaminação deve ser substituído. Além disso, é muito importante utilizar um fluido de boa qualidade, sobretudo verificar o funcionamento da ventoinha e válvula termostática, para não haver nenhuma surpresa com a temperatura do veículo na sua viagem.
• Outra verificação importante é o estado de conservação dos pneus, que além de serem um item de segurança, se estiverem fora de validade ou no limite mínimo de desgaste, podem gerar multa. Em relação ao estepe, que não pode, de forma alguma, ser deixado de lado,, é indicado estar sempre calibrado, pois se for necessário o uso, não haverá surpresas; finalmente, juntamente com o estepe, indico aproveitar para verificar a chave de roda, triângulo de sinalização e o macaco.
• Por fim, a iluminação do veículo não pode ficar de fora, levando em conta que são itens bem simples de serem verificados e trocados, porém, se não estiverem em ordem, podem gerar transtornos durante a viagem.
Em conclusão, essas são as dicas dessa edição e se seu veículo estiver com estas revisões em dia, você poderá realizar uma viagem agradável e segura com sua família.