A importância das árvores frutíferas em Cosmópolis

Cidade conta com inúmeras espécies que desempenham papel fundamental no dia a dia da sociedade

A cidade tem se destacado por uma característica única e saudável: a abundância de árvores frutíferas que enfeitam suas ruas e praças. Com uma variedade impressionante de espécies e uma história de cultivo frutífero, a cidade se desponta como uma grande contribuinte ao meio ambiente e aos moradores pelas árvores carregadas de frutas.
De acordo com Carlos Alexander de Campos, 40 anos, formado em Técnico de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental e também vereador de Cosmópolis, “as árvores frutíferas contribuem para a qualidade de vida das pessoas e na alimentação de pássaros que propicia também a disseminação de sementes, favorecendo a formação de novas mudas. Além disso, também tem a importância da arborização urbana em todas as cidades, auxiliando na captação da água da chuva para o lençol freático, contribuindo com a diminuição da temperatura relacionada ao microclima”, explica.
Cosmópolis se orgulha de abrigar uma diversidade impressionante de árvores frutíferas. Maçãs, laranjas, pêssegos, goiabas, acerolas, carambolas, jacas, romãs, amoras e muitas outras espécies são encontradas em praticamente todas as áreas da cidade. A diversidade não apenas enriquece a paisagem, mas também fornece uma variedade de frutas frescas para os moradores. “No município de Cosmópolis temos registro de pequenas plantações de pêssego e goiaba. Antigamente, já foi referência também na citricultura (laranja) e, hoje, permanece o cultivo da cana-de-açúcar através do agronegócio. Considerando também que nas regiões próximas temos o Circuito Paulista das Frutas, com figo, uva, goiaba, morango…”.

Benefícios para a
Comunidade
As árvores frutíferas em Cosmópolis não são apenas uma paisagem; elas oferecem benefícios práticos para a comunidade. Os moradores podem desfrutar de frutas frescas gratuitamente, além de contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável. “Andando pelas ruas da cidade, encontramos diversas árvores frutíferas, bem como pitanga, acerola, goiaba, que diretamente contribuem para a alimentação das pessoas, dos pássaros e também de pequenos animais”, conta.
Carlos ainda pontua a importância da comunidade dentro do processo. “A comunidade está envolvida diretamente, muitas vezes, com o plantio de árvores frutíferas no quintal e algumas delas nas calçadas, porém, é importante ressaltar que todo o plantio deve passar por consulta junto à secretaria competente do município e assim determinar espécies adequadas e o porte, que é importante verificar por causa dos frutos. Como xemplo, plantar pés de jaca ou abacate pode trazer transtornos para pedestres e veículos com o decorrer do tempo”, explica.

Iniciativas de
Preservação e Cultivo
A Prefeitura e organizações locais ainda não têm um programa bem marcado para preservação e cultivo de árvores frutíferas. “No momento não, porém, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município – SAMA presta orientações aos produtores e agricultores, caso necessário. É importante ressaltar que também é a Casa de Agricultura vinculada ao estado de São Paulo”, explica Carlos.
O munícipe pode buscar informações junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA através do telefone 3872-6939 e verificar as mudas disponíveis no momento, lembrando que o plantio adequado garante o tempo de vida da espécie plantada, além dos benefícios relacionados.