A importância de extrair o dente do siso

Dentista alerta sobre os possíveis problemas causados pela não realização do procedimento

Os terceiros molares, também conhecidos por “dente do siso” ou “dente do juízo” costumam erupcionar (nascer) por volta de 18 anos. Como são os últimos dentes a aparecer na boca, pode haver falta de espaço para eles, sendo indicada a extração.
Se engana quem pensa que todo dente do siso precisa ser extraído; é indicada a cirurgia nos seguintes casos: falta de espaço nas arcadas; presença de infecção que envolva uma grande parte do dente ou do osso adjacente; incapacidade de higiene adequada; e indicações protéticas e ortodônticas.
Podem ocorrer problemas com o dente do siso, principalmente, associados à sua erupção parcial ou incompleta, ocorrendo uma infecção chamada de pericoronarite.
Os sintomas relacionados a doença são: dor, inchaço gengival, limitação ao abrir a boca e mau-hálito. Outro tipo de problema associado a esse dente é quando a posição do dente do siso está dificultando a higienização do dente anterior (segundo molar), podendo causar cáries ou até mesmo a perda do elemento.
Vale ressaltar a importância de um acompanhamento com o cirurgião dentista, só ele é capacitado para avaliar a existência ou não do terceiro molar e qual tratamento será realizado.

Dra. Thaís Godoi Gomes
CRO- 132166
AF Odontologia Integrada – Cosmópolis
(19) 98162-3226
Clínica Preventive – Artur Nogueira