Você já sentiu seu carro “puxando” para algum lado? Isso significa que ele precisa de uma manutenção para arrumar o alinhamento de direção.
“O alinhamento de um veículo, geralmente, é composto por algumas regulagens, como, por exemplo; o Caster, a
Cambagem, a Convergência e a Divergência. Essas regulagens, juntamente com o balanceamento dos pneus, são importantes e devem ser feitas periodicamente, em média a cada 10.000 km, podendo variar de acordo com o uso do veículo. No caso de trafegar muito em ruas mais esburacadas, esse período de 10.000 km deve ser reduzido, ou se o condutor do veículo perceber alguma irregularidade na direção do veículo, como, por exemplo, veículo puxando a direção, instabilidade na estrada ou desgaste irregular dos pneus, deve ser verificado o alinhamento”, explica o mecânico de automóveis Adriel Nogueira de Azevedo.
Ele ainda completa dizendo que “também não menos importante é o alinhamento das rodas traseiras, que deve ser verificado. Há veículos com regulagem nas rodas traseiras, e outros sem regulagem. Nos veículos sem regulagem, caso o desalinhamento seja muito grande, o correto é trocar o eixo do veículo ou, em alguns casos, a ponta de eixo que costuma empenar”.
Vale ressaltar, ainda, que, para se obter um bom alinhamento, depende bastante da condição em que se encontram os componentes da suspensão, como, por exemplo, amortecedores, coxins do amortecedor, barra de direção, buchas e etc.. “Outro detalhe que muitos motoristas se esquecem de verificar e que gera uma falsa impressão de desalinhamento, é a calibragem dos pneus, e pneus deslocados”, acrescenta o mecânico.
“Mais um item que tem gerado muita polêmica na hora de alinhar o veículo é a Cambagem.
Existem matérias sobre o assunto e alguns técnicos na área da mecânica dizem que alguns veículos não têm regulagem de Cambagem, e caso ela esteja fora de gabarito, o correto é trocar componentes da suspensão, como exemplo, amortecedores, coxins e até fazer a troca de bandejas.
Mas, a grande verdade é que, na maioria dos casos, mesmo trocando essas peças, ainda assim fica fora de regulagem a Cambagem, e gera um custo bem alto de manutenção.
Para mim, o correto é fazer a Cambagem, que existem duas formas para ser feita: com um parafuso excêntrico, ou com uma ferramenta especial que faz a distorção da suspenção”, explica.
A procura por um especialista de confiança é importante para evitar risco de acidentes no trânsito.