A importância de se confessar pecados

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça! Jó 1:9

A principal estratégia que o diabo tem usado para aprisionar e destruir pessoas é a sensação de prazer oferecida pelo pecado e a cilada de que o pecado cometido deve ser escondido. Os argumentos são os mais diversos: te faz feliz? Então faça, ninguém tem direito de dizer o que você deve ou não fazer, todo mundo comete erros, não ligue para os julgamentos dos outros, você tem o direito de ser feliz, e assim por diante.
Dessa forma, o conceito de que o pecado é algo comum e que podemos conviver com ele tem enganado a muitos. Quem nunca cometeu pecado? Jesus é o único que pode afirmar categoricamente que nunca pecou. Nenhum homem ou mulher que tenha nascido sobre a terra escapou dessa doença chamada pecado.
Tal como uma doença contagiosa, o pecado, se não curado, se alastra contaminando e destruindo saúde, relacionamentos, planos, família e, principalmente, a alma! Se sabemos que o pecado é como um câncer para a alma e tem como objetivo nos separar de Deus, o que fazer para evitar esse mal?
Primeiro, saber que pecado é todo ato de desobediência e rebelião contra Deus; segundo, reconhecer que Deus é plenamente santo, justo e reto, por isso, abomina o pecado; e terceiro, saber que, como consequência, quem desobedece a Deus não desfruta da sua comunhão.
Quando há pecado, há uma separação. Essa é a razão de muitas pessoas viverem espiritualmente frustradas e derrotadas, porque ao escolherem o pecado estão separadas de Deus. O problema maior não está em pecar, mas em permanecer no pecado.
Somos falhos e suscetíveis ao pecado, a questão é a atitude que temos quando pecamos. Não podemos conviver com a prática do pecado achando que não haverá consequências.
Você já avaliou como sua vida está estagnada? Não consegue experimentar comunhão íntima com Deus, não vê prosperidade da sua vida, não percebe crescimento, não tem forças para lutar, será que a causa não é algum pecado abrigado na sua vida?
Você precisa tomar consciência do mal que o pecado faz a sua alma e reunir coragem para confessá-los e abandoná-los. O amor de Deus é incondicional, mas o perdão não. Para o perdão, é preciso haver arrependimento e confissão. Não qualquer tipo de confissão, mas confissão que traz marcas genuínas.
O homem pode ter tudo, mas se não tiver paz com Deus, nada do que possuir será suficiente. Quem não confessa seus pecados carregará o inferno dentro de si.

*Continua na próxima edição

Edwil Vagner Borçatto – Pastor. Local da Igreja Cristã da Trindade