A importância do uso do aparelho odontológico mesmo na infância

A saúde bucal exige preocupação desde que nasce o primeiro dente do bebê. Muitas vezes, os pais acham que somente a escovação vai ser necessária para a manutenção dos dentes das crianças, mas, é necessária sempre a avaliação de um especialista desde o primeiro dentinho.
As crianças precisam de muito cuidado desde os primeiros dentinhos. Você sabia que crianças também precisam usar aparelho?

Com qual idade já se pode usar aparelho?
A Cirurgiã Dentista Patrícia de Souza explica que “depende muito da indicação de paciente para paciente, porém, a partir dos 4 anos, se houve indicação, já pode começar o tratamento, principalmente, se o problema for ósseo,

Patrícia Petini de Souza
Cirurgiã Dentista
CRO 112458 SP

quanto antes intervir, melhor!

Quais as indicações?
“Quando na infância, os pais percebem que os dentes estão erupcionando tortos ou demorando a nascer – isso já é um indicativo para procurar a orientação de um especialista”, explica a cirurgiã.

Como ajudar na adaptação das crianças?
“Geralmente, a criança acaba se adaptando muito fácil aos aparelhos infantis. Hoje em dia, está bem tranquilo. E eles estão bem melhores esteticamente. Não são mais extrabucais, são todos intrabucais, então, sempre estimulamos a escolher corzinha; às vezes, vem até com personagem no aparelho móvel. Eles gostam bastante. Os aparelhos ficam no céu da boca e não ficam visíveis. Atrapalham um pouco na fala da criança, mas é tudo questão de conversa. Ela entende que vai ser melhor para ela ou os pais fazem trocas. A estética para eles não é um problema. As crianças deixam fazer o procedimento e até chegam a gostar”, relata a especialista.