A influência da leitura na fala de crianças e adultos

É importante que os pais façam com que elas tenham contato com muitos livros

Mayara Garcia Toffoli
Fonoaudióloga Clínica
Aprimoramento em Surdez

A fala é o assunto mais abordado durante a infância, principalmente, nos primeiros anos de vida, onde os pais estão no momento de mais ansiedade com relação a este tema, uma vez que todos se perguntam quando o filho(a) vai falar. Mas, o motivo desse questionamento é o ponto central dessa questão, o falar é importante não só para acabar com a angústia dos pais e parentes, mas para iniciar a vida comunicativa da criança. O comunicar-se é fundamental para o desenvolvimento bio-psico-social de todo indivíduo, seja ele de qual forma for, a língua que cada um usa para se comunicar não faz diferença nesse sentido, o fato de estar se comunicando é que faz toda a diferença. Uma criança que não consegue se comunicar cresce com algumas barreiras psicossociais que geram muitos outros problemas e, em alguns casos, até mesmo doenças. Desta forma, vemos a necessidade da estimulação da linguagem, de várias formas e por todos ao seu redor.
Uma das melhores formas de estimular a linguagem da criança é com a leitura. Nos primeiros anos de vida, a leitura é feita pelos adultos, mas sempre partilhada com a criança. O manuseio de livros interativos, estímulos sensoriais e a escuta ativa fazem com que ela se interesse cada vez mais a contar as histórias e dialogar a respeito das figuras dos livros.
A quantidade de livros manuseados e lidos para/com crianças é diretamente proporcional ao número de palavras novas que ela adquire em seu vocabulário; cada novo livro é uma nova experiência e um novo aprendizado.
À medida em que crescem, as crianças vão se tornando independentes e conseguem começar a criar as próprias histórias, baseando-se nos livros que leram, nas figuras que viram e nas histórias que ouviram, tornam-se adultos mais comunicativos e desenvoltos, adquirem mais autonomia e conseguem resolver problemas mais facilmente. Adultos que não se comunicam bem, não conseguem emprego facilmente, têm dificuldade na convivência social, se tornam tímidos e, em muitas situações, preferem isolar-se, ou seja, um simples hábito de leitura pode acabar em um isolamento social.
Hoje em dia, vemos muito isso com os celulares e computadores, mas, costumo dar como exemplo exatamente essas mídias eletrônicas, que também podem ser usadas para o bem. Existem muitos e-books, ou seja, livros online, tornando o acesso a eles muito mais fácil e rápido, dando a oportunidade maior de crescimento e desenvolvimento.