A jornada centenária de Dona Angela Lauria Donzella

Com muitas histórias, ela compartilha suas experiências, desafios e segredos para uma vida longa e saudável

Aos 100 anos, Dona Angela Lauria Donzella comemora uma vida repleta de histórias, desafios e aprendizados. Nascida na Itália, Angela viu-se em busca de uma vida melhor após a guerra, trazendo sua família para o Brasil. Sua trajetória é marcada por momentos desafiadores, como a viagem de navio com oito filhos pequenos, em busca de uma nova vida.

Para uma vida longa, são necessários inúmeros cuidados: como uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, o cuidado com a saúde mental e também um sono adequado e de qualidade. Dona Angela explica que, além disso, a oportunidade do viver é simples. “Deus é quem sabe, nenhuma folha cai sem Sua permissão”, conta. Para ela, a fé e a determinação são fundamentais para superar qualquer obstáculo.

Segundo Dona Angela, sua infância na Itália foi “normal para uma criança da Itália”, com muita simplicidade e alegria em cada momento vivido. Sua história de amor com o marido Giuseppe, que durou 68 anos, começou na roça e foi marcada pela união e companheirismo.

Os desafios enfrentados por Dona Angela ao longo da vida foram muitos, mas sua fé e determinação foram ainda maiores. Ela acredita que Deus nunca dá uma cruz maior do que podemos carregar, e isso a ajudou a superar os momentos difíceis.

Sobre o mundo atual, Angela observa que a tecnologia tornou tudo mais prático e permite informações de forma instantânea, algo impensável em sua juventude. No entanto, seu conselho para as gerações mais jovens é simples: “Nunca desistir e ter fé em Deus; não é sobre ter medo é sobre o medo nunca ter você”, conclui.