Unidos pela amizade e fortalecidos pela fé, casal passou por desafios até encontrarem o equilíbrio
André Domingos e Fabiana Breda Domingos são pastores da Igreja Bola de Neve e parceiros de vida. Para o casal, a amizade e a fé foram essenciais na trajetória. “Nos conhecemos no ano de 2001, tínhamos apenas 15 anos, em uma fila para nos inscrever para uma vaga de menor aprendiz em uma empresa multinacional. Dias depois, nos encontramos na empresa para o teste e, após competir com cerca de 600 outros adolescentes por apenas 15 vagas, nós fomos dois dos aprovados. Passamos a trabalhar e estudar juntos, de segunda a sexta-feira, por cerca de dez horas, durante dois anos”, conta Fabiana.
Os dois se tornaram amigos e companheiros, compartilhando, além do trabalho, momentos de lazer e estudos. “Fomos apenas muito amigos, nada além disso, até os 18 anos. Percebemos que gostávamos mais de estar juntos, ainda que sem fazer nada ou apenas conversando e rindo, do que em qualquer outro lugar com outras pessoas”, explica André. Foi então que a amizade deu lugar ao romance; após alguns meses de tentativas, André deu o primeiro passo e o casal decidiu dar uma chance ao amor.
Para o casal, o caminho não foi fácil. Criados com princípios cristãos, eles se distanciaram desses valores no início do namoro, o que acabou afetando o relacionamento. “Decidi voltar à igreja e viver os princípios que havia aprendido na Bíblia desde criança. André não aceitou bem no começo e terminamos”, explica Fabiana. Depois de algum tempo, André teve uma experiência espiritual que o trouxe de volta à fé, e o casal reatou o relacionamento, fortalecendo seus laços.
Casados em 2010, André e Fabiana enfrentaram desafios assim como muitos casais, como lidar com diferenças de temperamento e também a diferença familiar. “O casamento é mais importante que ambos, então todas as decisões devem ser tomadas à luz da palavra de Deus, levando em consideração o bem do casamento e da família”, afirma André. Como pastores, o casal explica que existe a responsabilidade de ser um exemplo, o que também acaba os fortalecendo nesta caminhada. “Temos uma missão em comum que é maior que nós, então precisamos nos manter unidos para lidar juntos com os desafios”, conta Fabiana.
Apesar dos conflitos diários, a forma como lidam com os desafios é sempre a mesma: com auxílio da bíblia. “Corremos para a palavra de Deus. Oramos e permitimos que o Senhor fale conosco e nos direcione através da Sua palavra”, explicam. Para eles, o amor incondicional e o respeito mútuo são a base do casamento. “O marido deve amar sua esposa como Jesus ama Sua igreja e por ela Se entregou, e a mulher deve respeitar seu marido se sujeitando a ele como a igreja se sujeita ao Senhor”, finaliza André.