A jornada de uma jovem estudante da rede pública até a UNICAMP

Ela passou em duas universidades públicas e conseguiu bolsa integral em uma faculdade particular

https://www.instagram.com/comendadorcarlosduo/

Aos 18 anos, Giovana Cardoso dos Santos, moradora do bairro Parque Ester, surpreende pela determinação e conquistas em sua trajetória acadêmica. Aluna da rede pública de ensino em Cosmópolis, sua paixão pela Química foi despertada durante o ensino médio na Escola Técnica Estadual (Etecap) de Campinas.

A jovem conta que sua jornada acadêmica não foi fácil. “Estudava em período integral, fazendo ensino médio integrado ao técnico em Campinas, o que me deixava sem tempo para me dedicar 100% a um cursinho pré-vestibular. Foi aí que veio a ideia de assinar um cursinho online, onde dedicava meus estudos na parte da noite, assim que chegava da escola”, explica.
Os desafios enfrentados pelo vestibulando são muitos e Giovana conta que passou por cada um. “Muitas vezes, nos sentimos incapazes e com muito medo de nos frustrarmos com os resultados. Nesses momentos, temos que ter muita força de vontade para que todos esses pensamentos sejam menores do que a vontade de cursar a faculdade dos nossos sonhos”.

Ela fala sobre a pressão adicional enfrentada pelos estudantes de escola da rede pública. “Acredito que o ensino entre instituições públicas e privadas não é igualitário. Por isso, nós, estudantes de escola pública, temos que ter muita força de vontade para buscar muitos conteúdos que, muitas vezes, não conseguimos ver na escola”, relata a estudante.
Para Giovana, sua mãe foi uma peça fundamental em sua jornada, que ajudou em cada momento difícil. “Ela sempre me motivava a continuar nos dias difíceis. Sem dúvidas, foi essencial para a minha aprovação”.
A estudante diz que as aprovações foram momentos inesquecíveis e emocionantes em sua vida. “Lembro que, assim que passei na Unicamp, liguei para minha mãe chorando muito. Consegui sentir a felicidade dela por uma ligação, assim como aconteceu com as outras aprovações. Sem dúvidas, foi uma das melhores sensações da minha vida, uma sensação de dever cumprido e gratidão”.

Nos primeiros dias de aula na universidade, Giovana enfrentou desafios comuns a todos os calouros, mas também experimentou a empolgação de explorar o campus e todas as oportunidades que a vida universitária oferece. “Tem um ritmo mais acelerado, mas, em contrapartida, tem a parte boa, a parte de querer explorar o campus inteiro e poder aproveitar tudo que a universidade tem a oferecer”.

O ritmo acelerado e o novo ambiente exigem adaptação, e Giovana está determinada a aproveitar ao máximo essa nova fase de sua vida acadêmica.