A maravilha de sermos livres em Cristo

“Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o universo”. Cl 2.20
Interessante como vivemos contradições entre a teoria e a prática. Muitas pessoas dizem uma coisa e fazem outra. Você já viu? Vamos tomar um exemplo: um pai diz para seus filhos que fumar faz mal… mas, ele fuma! Isso é uma contradição e encontramos todos os dias contradições em nossas vidas. No caso da liberdade, acontece o mesmo. Muitas pessoas dizem que são livres e só fazem o que querem. Mas, estão presas a modas, etiquetas, consumismo, estilos de vida, etc. Isso não é liberdade mas, sim, escravidão. Outros são escravos do pecado, da ganância, da vaidade, da mentira, egoísmo e por aí vai!
A verdadeira liberdade de alguém está em fazer algo por sua livre vontade. Por isso, servir a Deus e amar ao próximo somente pode fazer quem realmente é livre. E a verdadeira liberdade só é encontrada quando temos o Senhor certo, que é Cristo Jesus. Quem tem outro senhor, ou seja, é governado por outra coisa, se torna escravo. Livre do pecado, da pressão do mercado e da sociedade. Isso sim é ser livre de fato e de verdade.
O apóstolo Paulo entendia muito bem que alguém só é livre, de fato, quando não está preso ao mal. Isso também é chamado de salvação. Por isso, ele escreveu na Carta ao Colossenses, no capítulo 2, versículo 20: “Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo”?
Estas palavras foram ditas com firmeza e com atenção amorosa por Paulo para ajudar os cristãos a se lembrarem de que a sua prática precisa sempre estar ligada à Palavra de Deus. Se assim não for, a vida será uma contradição.
Saber viver a teoria na prática é um desafio e é o que chamamos de liberdade sem contradições. Em outras palavras, viver o cristianismo é praticar o amor ensinado por Cristo, um amor que nos salvou e nos dá a oportunidade de vivermos esse amor na prática em nossas vidas. Aí está a maravilha de sermos livres em Cristo!
Pai nosso, que estás no céu, ajuda-nos a sempre vivermos guiados pela Tua Palavra, a qual nos livra e guarda do engano e das contradições deste mundo, do pecado e do inimigo. A Tua palavra é que nos dá a verdadeira sabedoria e liberdade, como diz João 8.32: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

 

Pastor Elton Rost
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rua: José Morelli, 193 – B. Vista IV