A Palavra que habitou entre nós

O Evangelho de São João nos dá uma boa notícia, a boa notícia de que Deus não veio habitar entre nós como um juiz. Em vez disso, o Evangelho nos diz que Deus Se fez carne e tornou-Se um de nós.
Jesus, a Palavra que Se fez carne, não veio para julgar, mas para ser julgado e tomar sobre Si o julgamento que nós merecemos pelos nossos pecados. Ele, como homem, viveu uma vida perfeita. Ele levou todos os nossos pecados e culpa sobre Si. Com esse sacrifício, Jesus venceu o pecado, a morte e o diabo. Ele ressuscitou dos mortos e concede vida eterna para todos os que nEle crêem. Ele nos adotou em Sua família celestial.
Deus Pai não é mais o nosso Juiz, mas o nosso amado Pai Celestial com o qual temos paz. Nós temos um lar eterno no céu. A morte e ressurreição de Cristo transformam todos os que creem Nele. Por causa de Jesus, nós somos bem-vindos à presença de Deus.
Conta-se que John Rosen, médico de um hospital psiquiátrico, se mudou para a ala psiquiátrica onde estavam seus pacientes. Colocou sua cama entre as camas de seus pacientes. Viveu a vida que eles viviam. Dia a dia, ele compartilhou isso. Ele os amava. Ele falava com seus pacientes e alguns começaram a entender o que ele dizia. Mas, então, ele foi além: ele colocou seus braços ao redor deles e os abraçou. Este médico altamente qualificado, bem pago, se interessou por pacientes que ninguém mais se interessava. Muitas vezes, esses pacientes, outrora incapazes de falar, agora diziam: “muito obrigado” ao Dr. Rosen.
Talvez essa história de John Rosen nos faça entender um pouco o que significa para Deus “viver entre nós”. Em linguagem clara e simples, é isso que Deus fez através de Jesus no Natal. Jesus veio e viveu no nosso mundo, Ele Se tornou parte da nossa vida. No Natal, Deus nos diz que não está distante e separado do nosso mundo. Ele está no mundo conosco. Ele veio para abraçar-nos e manter-nos firmes, ainda que o pecado nos torne pouco atraentes para sermos amados.
Que a pequena criança nascida na manjedoura, Jesus, que carregou sobre Si os nossos pecados na cruz, nos acolha neste Período de Advento e nos leve à confissão e ao arrependimento.
Jesus nasceu para nos mostrar que o coração de Deus é um coração que pulsa com amor por cada um de nós. Jesus Se fez carne e está conosco todos os dias e um dia nos levará para que estejamos eternamente com Ele. Confiantes que o Senhor estará conosco, também, neste ano que inicia, e, segundo a Sua boa vontade, nos auxiliará e concederá tudo o que necessitamos para o corpo e a alma, portanto, prossigamos alegres, certos que em Cristo somos mais do que vencedores.

Reverendo AILTON P. DOS SANTOS
Pastor da Paróquia Evangélica Luterana Paz
Cosmópolis, SP