A Páscoa vai muito além de uma festa comercial

“Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e Nele exultemos” Salmo 117

Queridos amigos e leitores, está se aproximando a data mais importante para todos os cristãos, estamos próximos de celebrar a festa Páscoa do Senhor.
Sim, Páscoa é uma festa, Páscoa é a nossa festa, nela comemoramos e pela fé atualizamos a ressurreição de Jesus. Ele vence a morte, Ele vence as trevas, Ele vence o pecado e, como sempre, tudo o que Ele faz, é para nós. Por isso, no domingo, com alegria, devemos cantar “este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e Nele exultemos”, porque realmente é o nosso dia.
A ressurreição de Cristo nos dá vida. Se estamos vivos, se podemos celebrar, é porque Ele morreu na cruz por nós e no terceiro dia ressuscitou, também por nós.
A palavra Páscoa significa passagem, por isso, no Domingo da Ressurreição, cada cristão é chamado a fazer sua passagem, isto é, sua renovação e transformação. Se Cristo venceu a morte, não podemos nós, discípulos Dele, quer dizer, seguidores do Mestre, permanecermos na morte, nas trevas, no pecado.
A vitória de Cristo é a nossa vitória, Ele partilha Sua glória conosco, para que possamos, renovados pelas alegrias pascais, abandonar o “homem velho” e sermos, com Ele e por Ele, transformados em homens e mulheres novos.
A Páscoa vai muito além de uma festa comercial, nem o coelho nem os deliciosos chocolates devem ocupar o primeiro lugar. É claro que é gostoso alegrar as crianças com os tradicionais ovos, é muito bom reunirmos e confraternizarmos com aquele churrasquinho caprichado. Mas o que vamos celebrar? Celebramos a vida em Cristo, portanto, devemos estar atentos para que Ele esteja presente em nossas comemorações.
Para que o Cristo Ressuscitado esteja realmente presente, devemos acolher e viver os dons que Ele nos traz: paz em nossos lares, luz em nosso caminhar, amor em todas nossas ações e, sobretudo, vida e tudo aquilo que promove a vida.
Este ano, nossa Páscoa tem um gostinho a mais de vitória, pois, mesmo não tendo acabado, a pandemia está bem mais controlada e menos letal, por isso, celebremos também essa vitória, mas continuemos nos cuidando, Nele venceremos totalmente também esse mal.
Hoje, mais do que nunca, um abraço do meu jeito e do meu tamanho para você, um abraço que seja restaurador com os melhores desejos de Feliz e Santa Páscoa.
Deus te abençoe!

Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Gertrudes