A pressa é inimiga da perfeição

“Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho” Prov. 19:2

Aqui está um conselho muito importante para aqueles que são impacientes e apressados em tomar decisões. É preciso refletir bastante antes de se tomar qualquer decisão.
O QUE É UMA DECISÃO?
Na esfera jurídica significa resolução tomada após discussão ou exame prévio (deliberação, juízo ou sentença).
Na esfera comum é a capacidade ou coragem para decidir ou resolver algo.
Pode ser uma decisão simples como uma resposta a ser dada, uma opinião a ser expressa, um sentimento a ser demonstrado, um caminho a ser escolhido, uma assinatura, um telefonema…
Lembre-se: coisas aparentemente simples podem afetar profundamente a sua vida e de outras pessoas. Em geral, uma decisão que tomo nunca diz respeito exclusivamente a mim, sempre haverá outras partes afetadas, podendo ser beneficiadas ou prejudicadas.
O INDIVÍDUO PRECIPITADO É UM DESASTRE PARA ELE E PARA OS OUTROS – embora contundente, a expressão é verdadeira.
O ensino deste Provérbio é bem simples, mas, ao mesmo tempo, profundo. Devemos considerar não apenas o agir com pressa, mas, também, agir negligentemente, sem conhecimento. O autor deseja que entendamos que a precipitação nos leva a errar o alvo, mesmo que estejamos na direção certa, o alvo pode ser perdido, dependendo da decisão ou da forma com que decidimos.
Isso é tão importante que o autor do Provérbio classifica como pecado. Quantos não têm sofrido grandes prejuízos e vergonha pelo fato de ter se apressado na tomada de uma decisão? Vivemos na era da impaciência, do imediatismo, do rápido, automático, mas nem sempre o que é instantâneo é saudável.
Cresce, a cada dia, o número de doenças por causa da nossa busca incansável da solução rápida, nos fast foods, nos negócios, nos relacionamentos, queremos respostas imediatas.
Tenho um computador conectado ao mundo, um smartphone para falar e ser encontrado sem qualquer dificuldade, GPS para chegar ao destino pelo caminho mais curto, se segue uma lista de confortos e conveniências.
Uma boa reflexão pode nos ajudar nesses tempos acelerados:
“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra – Sal 46:10”.

A “demora” de Deus não é uma negativa, o que parece impossível a curto prazo torna-se possível a longo prazo se você for paciente e persistir. O tempo de Deus é diferente do seu tempo, Ele tem propósitos como exercitar-nos por meio da experiência da espera, de fortalecer nossa fibra espiritual.
Já lhe ocorreu que Ele pode estar interessado em fazer um milagre maior? Suas demoras não são sem finalidade. Não tente “forçar a barra”.
Como seria sua vida se tivesse recebido um sim todas as vezes que desejou? A verdade é que muitas das respostas sim que você queria não teriam sido boas para você.
Este texto mostra a importância de ser paciente, cauteloso e prudente para esperar que as coisas aconteçam no momento oportuno. Apressar as coisas não é uma decisão prudente, é preciso saber esperar. O amadurecimento é adquirido com o tempo, e as experiências precisam ser vividas dia-a-dia. Exercite a paciência, um precioso fruto do Espírito!

Edwil Vagner Borçatto
Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade