A queda do homem

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso  adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar…”
1 Pedro 5.8,9

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5.8,9). Você deverá ler também Gênesis 3.1-24.
De uma maneira bem sucinta, veremos sobre a queda de Adão e Eva e como afetou toda a humanidade.
O que é a queda – Pode chamar de queda do homem o fato do pecado ter entrado na experiência do homem, mediante a desobediência de Adão a Deus e de ter sido destituído do estado de inocência em que se encontrava. Através de sua desobediência, o homem pecou. Este pecado é chamado de “pecado original”. O relato da queda está registrado no capítulo 3 de Gênesis. Sua raiz está na ordem de Deus a Adão para não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, em 2.17.
Causa da queda – Deus fez o homem reto, santo, justo, bom e perfeito. Deu-lhe uma vontade livre, o “livre arbítrio”. Foi usando a vontade que Adão e Eva comeram do fruto e escolheram desobedecer a Deus, obedecendo a satanás. Adão podia escolher servir a Deus e obedecê-LO. Mas optou pelo pior. A queda foi possível também por causa da tentação. Eva fora tentada (1 Timóteo 2.14). A tentação envolve 3 elementos que João classifica como concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida (1 João 2.16). Para que Eva caísse, satanás fez com que ela passasse por estes 3 aspectos da tentação:
a) Concupiscência da carne: “vendo a mulher que árvore era boa para se comer…” (Gn 3.6a).
b) Concupiscência dos olhos: “… agradável aos olhos” (Gn 3.6b).
c) Soberba da vida: “… e árvore desejável para dar entendimento…” (Gn 3.6c).
Resultados da queda – 1. Resultados naturais – As consequências do pecado de Adão e Eva foram terríveis. Logo depois que comeram, tiveram os olhos abertos. Mas não para serem iguais a Deus. Passaram a conhecer o bem e o mal – na própria experiência. Reconheceram que estavam nus. Este sentimento de medo veio pela falta de cobertura da justiça (eles eram inocentes antes e a justiça de Deus é comparada à roupa de linho branco e fino – Ap 19.8) de Deus sobre eles.
a) Sobre a serpente – Daí em diante, seria maldita, iria rastejar sobre o ventre e comer o pó. Haveria uma inimizade natural entre a serpente e a raça humana (Gn 3.14,15).
b) Para a mulher – A mulher recebeu as seguintes consequências: b1) Sofrimentos multiplicados na gravidez (Gn 3.16); b2) Parto com dores (Gn 3.16); c) Submissão ao marido (Gn 3.16).
c) Para o homem – A terra toda foi amaldiçoada e ele deveria se cansar ao cultivar a terra, quer dizer, se cansaria no seu trabalho (Gn 3.17,19).
Consequências de caráter espiritual – (a) Haveria inimizade, sempre, entre a descendência da serpente (o pecado) e o descendente da mulher (Jesus) (Gn 3.15);
b) Jesus seria ferido no calcanhar, mas esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15); c) O pecado perverteu por completo a natureza humana. O homem morreu espiritualmente, ficando separado de Deus.
Uma herança humana – As consequências do pecado de Adão se fizeram sentir em toda a humanidade. As consequências passaram a todos os homens (Leiam Romanos 5).
Esta é a condição do homem sem Deus: perdido, condenado, morto; quer dizer, separado de Deus. A morte espiritual é a separação do homem de Deus. Ele não pode agradar a Deus nestas circunstâncias, Graças a Deus que em Jesus temos a salvação.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
COSMÓPOLIS-SP