A realidade da salvação

“E ela dará a luz um filho, e Lhe porás o nome de Jesus, porque ELE (Jesus) salvará o Seu povo dos seus pecados”
Mateus 1.21

“Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome” (João 1.12-13).
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador pessoal. O que ELE nos deu não foi uma nova filosofia ou código de ética. ELE nos deu a vida DELE. A vida cristã, por conseguinte, é mais do que uma doutrina ou dogma, é uma comunhão viva com uma PESSOA real – o FILHO de DEUS – que nos ama (Leia Filipenses 2.1-11), você verá neste trecho da Bíblia, a descrição do amor de DEUS.
Não somos salvos, apenas por sabermos coisas a cerca de DEUS, tais como, DEUS é Bom, nos ajuda, é Misericordioso… Somos salvos, quando de fato, pela fé, aceitamos a JESUS como nosso Salvador, assim, você não só se identifica com ELE, mas também morreu com JESUS, e ressuscitou com ELE no poder da SUA ressurreição (“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” – Romanos 6.4).
Esta é a experiência da salvação. Você participa de uma nova vida em JESUS (“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” – 2 Coríntios 5.17). Essa nova vida nos é concedida pelo ESPÍRITO SANTO. O poder transformador do ESPÍRITO SANTO, habitando em nosso coração, é tão real que essa experiência de salvação é chamada de novo nascimento (“sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” – 1 Pedro 1.23).
A salvação é DEUS quem concede, no entanto, ELE permite a ação do homem. O lado Divino da salvação refere-se ao novo nascimento, que é obra do ESPÍRITO SANTO no coração do que crê. Mas, qual a participação do homem nessa experiência? A parte que cabe ao homem para ser salvo é chamada de conversão. A conversão significa transformação. Quando alguém se converte, a sua maneira de viver é modificada. A Bíblia ensina que a conversão implica em dois passos importantes: Arrependimento e Fé.
Arrependimento – Para ser salvo, é necessário que a pessoa se arrependa dos seus pecados. Isso significa que o arrependimento é mais do que convicção. Ninguém pode ser salvo sem estar convencido dos seus pecados (“O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” – Lucas 18.13).
Fé – Não se trata apenas de crença em uma coisa, em doutrina ou instituição. A Bíblia ensina claramente que fé salvadora é a fé em JESUS CRISTO (“Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome” – João 1.12-13). Essa fé implica a aceitação de JESUS, como único CAMINHO para a salvação (“Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” – João 14.6).
Quando você crê em JESUS, você se torna SEU discípulo e cidadão do REINO DE DEUS. Não basta apenas reconhecer JESUS como o seu Salvador. É preciso torná-LO o Senhor de sua vida. Através do ESPÍRITO SANTO, da Bíblia, você terá orientação de como se conduzir neste mundo (“Este é Aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade” – 1 João 5.6; “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” – Romanos 8.16).
DEUS vos abençoe grandemente, juntamente com a vossa preciosa família.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
COSMÓPOLIS-SP