A relação dos animais com crianças e sua importância

Comumente, vemos responsáveis tentando evitar o contato das crianças com animais por medo de doenças e alergias. Essa atitude está correta?
A médica veterinária Natalia Idalgo de Queiroz explica que “existem poucos estudos sobre o efeito do contato de animais associado à prevalência de infecções do trato respiratório em crianças. Alguns estudos mostraram que esse contato é benéfico e parece diminuir o número de episódios de resfriados comuns durante a infância. Já outros estudos consideram esse contato com os animais de estimação um possível fator de risco para infecções respiratórias frequentes.
Os estudos que consideram a vivência com cães e gatos benéfica dizem que esse contato é importante, principalmente, no primeiro ano de vida do bebê, quando seu sistema imunológico está sendo ‘amadurecido’, levando a uma resposta mais eficaz contra as infecções”.

Os pelos realmente causam alergias?
Natalia explica que “a pessoa pode ter uma pré disposição genética ou o que se chama de ‘hipótese da higiene’, segundo a qual as crianças não expostas precocemente a alérgenos (por exemplo, substâncias encontradas na saliva, na urina, na descamação da pele e os pelos dos animais), terão maior chance de alergia”.

O que a queda de pelos dos animais tem a ver com o clima?
“Cães e gatos costumam trocar de pelos duas vezes ao ano, uma na primavera, para se prepararem para o verão, e outra no outono, para enfrentar o clima frio do inverno. Porém, sendo o Brasil um país tropical e não tendo suas estações tão bem definidas, pode-se perceber queda o ano inteiro”, esclarece.

A partir de qual idade é recomendado o contato de animais com as crianças?
Natalia aconselha que “o contato com animais é recomendado desde a gestação, sendo muito importante no primeiro ano de vida do bebê”.

A mãe Patrícia Roberta Alves diz que deixa sua filha conviver com os animais. “Eu acho que, para imunidade de qualquer criança, tem que se manter ativa com animais, com a terra, natureza, porque, assim, a criança se sente mais livre e aprende a ter um pouquinho mais de carinho pelos animais”.

Patrícia Roberta Alves, mãe de Kamilly Vitória, de 06 anos

 

Natália Idalgo de Queiroz – Médica veterinária CRMV:SP 23.967