A roupa certa para valorizar seu corpo

A melhor maneira de se sentir bem é andar bem vestida, mas é preciso tomar alguns cuidados, nem todas as roupas que estão na moda combinam com o nosso corpo. Para usarmos algumas peças devemos combinar cores, modelos e tamanhos.
Infelizmente, a moda impõe um padrão de beleza que a maioria das pessoas não tem. Muitas marcas só confeccionam peças até um determinado tamanho e acabam excluindo boa parte das mulheres.
Estar fora do tamanho padrão não significa não encontrar peças ou que as roupas não vão ter um caimento bom. O mercado da moda plus size cresce a cada ano e movimentou, em 2016, cerca de R$ 5 bilhões, o que representa 5% do faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).
As roupas corretas, do tamanho certo para nosso corpo, valorizam nosso corpo e nossa beleza. Existem inúmeros truques e dicas que podem criar harmonia entre nosso look e nossa silhueta e é sobre isso que falaremos hoje: dicas para disfarçar algumas regiões e destacar outras.

•Cores escuras
Todo mundo fala que o preto emagrece, porém, isso é um engano. O look de uma cor só – seja qual for – sempre destaca o volume do corpo. O ideal é usar o preto combinado com outra cor, para dar um destaque em alguma região que você quer valorizar, sempre em detalhes verticais.
Recorra também ao marrom, cinza-escuro, verde-escuro, azul-marinho e roxo. Além disso, peças compridas são ótimas para ajudar a disfarçar os pneuzinhos. Por isso, use casacos com modelagem sempre reta e comprimento na altura dos joelhos.

•Manga e Pescoço
Para disfarçar os braços grandes, use sempre peças com mangas. Escolha peças com manga mais soltinhas, que não repuxam na hora de movimentar os braços, disfarçando e sendo confortável ao mesmo tempo.
Outra dica é usar xales ou echarpes e apostar também em colares, pois chamam a atenção para o colo, desviando, assim, o foco da indesejada barriguinha.

•Colo em evidência
Vestidos decotados ajudam a alongar a silhueta e, por isso, disfarçam os quilinhos a mais. Modelos com decote em V valorizam os seios grandes e destacam a região do colo. O colo em evidência desvia a atenção da barriguinha.

•Jeans e salto
Na hora de comprar um jeans, escolha sempre os modelos de tom mais escuro e corte reto, deixando a barra tocar no peito do pé.
Nos pés, sandália ou sapato de salto alto são ótimas armas para enxugar as medidas, dando a impressão de pernas mais finas, deixando a silhueta mais fina e elegante.

•Modelo de roupa adequado
Aposte em blusas transpassadas, que marcam a cintura lá em cima e deixam a parte de baixo mais soltinha e menos à mostra, escondendo os pneuzinhos e fazendo com que a silhueta afine.
Outra boa opção é apostar em blusas que destaquem o seu ombro, como aquelas com decote canoa, que chamam atenção para os ombros, enxugando as medidas da cintura.

•Bata e legging
Esta é a melhor combinação para disfarçar o tronco. A túnica deve ser justa sob o busto (recorte império) e larguinha na barriga. Aposte em legging escura e comprida (mais ou menos até o meio da canela), comprando apenas as peças com seu número exato, para evitar sobras que deixam as pernas com aparência roliça. Esta combinação, além de super elegante é confortável, fazendo você se sentir bem.

•Listras
As listras podem ser inimigas ou aliadas.
A dica é apostar em listras verticais, pois criam um efeito de continuidade para cima e para baixo, fazendo com que você pareça mais fina, alongando a silhueta. Esqueça as horizontais, que alongam a silhueta horizontalmente, criando um efeito que você não quer.

•Valorize pernas e quadris
Aposte em saias e vestidos nos modelos evasê, que disfarçam os quadris sem marcá-los. Peças com recorte em A e cintura mais alta também favorecem as suas medidas. Mulheres que estão acima do peso em geral têm pernas muito bonitas. Se esse é o seu caso, coloque-as à mostra.

•Saias
Aposte em saias que tenham o cós mais alto, porque eles escondem a barriga. Os modelos drapeados e evasê são uma boa pedida, desviam o olhar da barriga.

•Bolsas e cintos
Aproveite que elas estão em alta e invista em bolsas grandes. Quanto maior o modelo, mais ele a deixará enxuta.
Evite marcar cintura, pois esta é exatamente a região que você pretende esconder. Por isso, não coloque a blusa para dentro de saias ou calças, e esqueça os cintos e as faixas.

•Sobreposições
Sobreposições de peças funcionam muito bem. Procure usar camisa aberta sobre camiseta; ou jaqueta aberta sobre a blusa ou vestido; ou calça, blusa e um casaco aberto, isso ajuda sua silhueta.

•Estampas finas
Embora as peças escuras sejam as mais recomendadas para quem está acima do peso, aquelas com estampas pequenas, sobretudo com um fundo escuro, também ficam bem.
Uma dica infalível é usar estampas/cores fortes e vibrantes na área que você quer valorizar, destacar e peças lisas/neutras nas regiões que você quer disfarçar.
O mais importante é você se olhar no espelho e se sentir bem.

 

Por Mariana Arruda Simoni
Mestre em Design, Designer, Consultora e Produtora de Moda e Estilo Pessoal
mariana.as@uol.com.br