A salvação da alma

Em 1° Tessalonicenses 5:23, lemos: “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” O assunto abordado neste artigo trata-se da salvação da alma. Quando abordamos a questão da salvação, há uma coisa que é de extrema importância que devemos conhecer, que é a diferença entre o espírito e a alma. De acordo com 1° Tessalonicenses 5:23, as Escrituras retratam o homem como possuindo três elementos importantes: “… espírito, e alma e corpo… “. Falando resumidamente, o espírito é a faculdade através da qual o homem está apto a ter comunhão com Deus.
A alma é o órgão do pensamento, vontade e emoção no homem. O corpo é a parte do homem que se comunica com o mundo material. Visto que somos seres humanos compostos de espírito, alma e corpo, nossa salvação deve por conseguinte se estender a todas estas partes. “Para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus” (1° Coríntíos 5:5). Este texto fala da salvação do espírito.
“Aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8:23). Este texto diz respeito a salvação do corpo. No entanto, o que gostaríamos de abordar resumidamente nesse artigo é a salvação da alma. “Então, disse Jesus aos Seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-Me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de Mim, achá-la á” (Mateus 16:24-25). “Então, disse Jesus aos Seus discípulos” – Através disto ficamos sabendo que as palavras seguintes que o Senhor Jesus pronunciar são ditas aos Seus discípulos e não aos de fora. Se são discípulos, logo são salvos.
Portanto, vamos guardar em mente que as palavras seguintes são diretamente para os santos salvos, e não para os pecadores perdidos. “Se alguém quer vir após Mim” – Isto é, se alguém entre os salvos quiser seguir o Senhor. Este alguém é um discípulo salvo que especialmente deseja seguir o Senhor. “Siga-Me” dá a solução para as condições que estão estabelecidas logo depois.
“Negue-se a si mesmo” – Negar-se a si mesmo significa renunciar-se a si mesmo ou renunciar seus privilégios. Renunciar-se a si mesmo denota o pôr de lado o seu eu para buscar a vontade de Deus, para que em todas as coisas não siga a própria mente e vontade, nem a própria centralidade. Somente este tipo de pessoa pode seguir o Senhor. Isto é certamente evidente, pois, como alguém pode seguir o Senhor e seguir a si mesmo?
“Tome a sua cruz, e siga-me” – Isto é muito mais profundo do que negue-se a si mesmo. Negar-se a si mesmo é somente renunciar-se, enquanto que tomar a cruz é obedecer a Deus. Tomar a cruz significa aceitar tudo o que Deus decidiu para a pessoa e desejar sofrer de acordo com a vontade de Deus. Negando a si mesmo e tomando a cruz podemos verdadeiramente seguir o Senhor.
O nosso espírito é salvo porque Cristo deu Sua vida por nós; a nossa alma é salva porque negamo-nos a nós mesmos e seguimos o Senhor. O nosso espírito é salvo na base da fé; uma vez que se crê, a questão está esclarecida para sempre, nunca mais será mudada. A nossa alma é salva na seguinte base: é uma questão para toda vida, um curso a ser terminado. Pela fé, o nosso espírito é salvo, porque “aquele que crê no Filho tem a vida eterna” (João 3:36).
A nossa alma é salva pelas obras porque “então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). Uma vez que o nosso espírito é salvo, a vida eterna é assegurada. Embora todos os demônios do inferno se levantem para nos tentar, eles não podem nos fazer perecer. No entanto, nada pode nos assegurar hoje a salvação da nossa alma, pois, se a alma será ganha ou não, será decidido quando o Senhor vier novamente. A salvação do nosso espírito é decidida hoje porque, por crer no Senhor, se tem a vida eterna.
A salvação da nossa alma, entretanto, é decidida na vinda do Filho do Homem. A salvação do nosso espírito é um presente atual, pois, “Deus amou o mundo (as pessoas) de tal maneira que deu o Seu único Filho” (João 3:16). A salvação da nossa alma, no entanto, é uma recompensa futura dada na hora da volta do Senhor para aqueles que fielmente O seguirem. Para que a alma seja salva, uma pessoa precisa ter primeiro o espírito salvo. Sem a salvação do espírito, não há possibilidade da alma ser salva.

Igreja em Cosmópolis
As reuniões acontecem às
segundas-feiras, às 20 horas;
sábados, às 20 horas;
domingos, às 9 horas, na
Rua 22 de Abril, 47