A SIGLA LGBTQIAPN+

Entenda o significado de cada letra que compõe a sigla

As pessoas sempre falam para mim, um homem cis gay, surpresas, como a cada dia que passa, maior a sigla da comunidade LGBTQIAPN+ fica. E fica mesmo! Não tem como negar, mas isso é um grande avanço pra todos, sabia?
A sigla, que conhecemos como LGBTQIAPN+ hoje, representa todos os indivíduos que, simplesmente, não se reconhecem com a sexualidade considerada padrão, a heterossexualidade, e, também, aqueles que não se reconhecem com o gênero de nascença. Ainda é bastante comum usarem a sigla “GLS” para se referir à comunidade LGBTQIAPN+, mas ela é completamente datada. Tendo em vista a atual, dá pra notar que tem bastante gente de fora desta – e todo mundo merece ser representado: não somente os heterossexuais, os gays e as lésbicas.
Vou desmembrar a sigla LGBTQIAPN+ letra a letra e explicá-las, para que fique de fácil compreensão para quem lê para si ou para outra pessoa. Vamos lá:
“L” é para representar as LÉSBICAS, as mulheres que gostam exclusivamente de mulheres. É de extrema importância que o “L” inicie a sigla, pois isso mostra que são as mulheres que estão à frente de todo o movimento.
“G” é para representar os GAYS, que são os homens que gostam exclusivamente de homens, assim como eu.
Em seguida, temos a letra “B”, representando as pessoas que gostam tanto de homens, quanto de mulheres: são os BISSEXUAIS.
A letra “T”, ao invés de mostrar sobre quais pessoas o indivíduo sente afetividade ou desejo, vem na sigla pra falar das pessoas TRANS e das TRAVESTIS, que, ao contrário de quem se reconhece com o gênero de nascença, não se reconhecem com o seu sexo biológico: são homens trans, mulheres trans e travestis, sendo essa última, uma identidade latina – e todas elas podem se entender como mulheres trans ou não. Importante lembrar que travesti é uma identidade feminina, por isso as tratamos como AS travestis: sempre no feminino. E ser trans ou travesti não tem relação alguma com qualquer tipo de cirurgia. Essa associação é comumente feita, mas é totalmente equivocada. Se você se reconhece com seu gênero de nascença, você é cis. Eu sou cis, mesmo sendo gay. Gênero e sexualidade são coisas diferentes.
Logo após o “T”, vem o “Q” de QUEER. Pode parecer complicado entender essa, mas não é. “Queer” é uma palavra inglesa que, décadas atrás, era usada de forma pejorativa contra os gays e, depois, a própria comunidade a ressignificou e se empoderou dela. Hoje, queer representa tudo que foge da norma que diz que todas as pessoas são cis ou, então, heterossexuais, que tal cor é para meninas, ou que tal roupa é exclusivamente de homens etc.
“I” vem para falar de INTERSEXO, pessoas com características entre os sexos masculino e feminino. Antigamente se usava o termo hermafrodita para referir-se a essas pessoas e é uma palavra que não se deve usar mais. Há dezenas de tipos de intersexualidades que tangenciam questões genéticas, físicas etc.
Após a letra “I”, temos a letra “A”, que vem para representar os ASSEXUAIS: pessoas que não sentem atração sexual, de maneira parcial, total ou condicional por outras pessoas.

Juh Brilliant
Escritor, pedagogo e fotógrafo

Os PANSEXUAIS são representados pela letra “P.” Gosto de sempre associar o “P” à palavra “pessoas”, pois os pansexuais sentem atração pelas pessoas independentemente do seu gênero ou sexo.
A letra “N” representa os NÃO-BINÁRIOS: pessoas que não se identificam necessariamente com os gêneros masculino e feminino, e permeiam os muitos tons de individualidades que se tem por aí.
Por fim, o sinal “+” contempla as outras sexualidades e gêneros, afinal são muitas possibilidades, mas importante mesmo é que cada pessoa seja e exista no mundo sendo quem é – e todos somos diferentes. Vamos nos amar mais enquanto humanidade? O começo disso, o primeiro passo, para todo mundo é o mesmo: o respeito e amor ao próximo.