Estamos ainda sofrendo de forma contínua com os efeitos da pandemia da Covid-19
A Educação não fica fora deste contexto: algumas escolas estavam melhor preparadas para enfrentar este desafio de aulas remotas em tempo real, avaliação online, manter a comunicação com os pais e alunos, podendo, assim, alcançar um ensino independente da sala de aula tradicional.
As mudanças não ocorreram apenas ao incorporar tecnologias, mas toda metodologia de ensino teve que ser repensada. Professores e alunos tiveram que se adequar para que o aprendizado pudesse continuar. Esta necessidade fez a educação dar um salto que demoraria anos.
A avaliação em tempo real do interesse e da participação de cada um trouxe a possibilidade de “medir o pulso” dos nossos alunos, antes só possível presencialmente.
As experiências de 2020 nos ensinaram que a Escola não precisa, e nem pode ser uma prisão, com uma única visão. O conceito evoluiu e tornou-se difuso, para abraçar o “online”, o social, as redes e as múltiplas formas de aprender e avaliar o aprendizado.
A revolução na Educação está aí, para ser vivenciada. É o novo conceito de ensinar, onde os alunos não esperam mais pelo ontem – eles criam o amanhã.
Fabiana R. Dester
Pedagoga e psicopedagoga, Professora de OPEE – Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (sob a orientação de Léo Fraiman) no Colégio Objetivo Cosmópolis