A trilha do bezerro

Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas…
No dia seguinte, um cão, que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois, foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando, até com um pouco de razão… Mas, não faziam nada para mudar a trilha.
Depois de tanto uso, esta acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro.
Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo e, posteriormente, a avenida principal de uma cidade.
Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro… Centenas de anos antes…
Os homens têm a tendência de seguir como cegos pelas trilhas de bezerros de nossa mente, e se esforçam de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram.
Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único… Sem se atrever a mudá-lo.
A propósito, qual é o seu caminho???
Por onde você passou, deixou sua marca? Usou sua criatividade para inovar, e fazer a diferença? Ou seguiu o caminho que outros fizeram?
Geralmente, quando a comunidade elege um novo líder, é porque deseja mudanças. Nem sempre quer dizer que não estejam gostando do método e projetos, mas está sedenta por novidades.
Como líder, você foi escolhido para fazer algo diferente!
No século passado, que está logo aí atrás, as mudanças no mundo aconteciam e as novidades surgiam, de décadas em décadas. Hoje, as mudanças são diárias. A cada dia surgem novos métodos, novas ideias, novos projetos. Então, cabe ao líder, criar ou experimentar algo que motive seus liderados para alcançar as mesmas metas.
É verdade que “não se mexe em time que está ganhando”, mas, quando falo em mudanças, não me refiro a mudanças generalizadas, desprezando tudo o que está funcionando, só para não deixar algo com a “cara do antecessor”, e agora “em tudo tenho que botar minha cara”.
Na liderança moderna, o foco não é você líder. Não é “fazer o que eu quero, porque eu gosto”. O foco são os liderados! “Que mudanças farei para motivar meu grupo, e vê-los mais felizes?”
Então, as mudanças serão em algumas coisas que tenham que ver com filosofia de trabalho, sem mexer no projeto em execução que está indo bem.
Resistência às mudanças pode denotar comodismo e medo de arriscar. O grupo que está disposto a aceitar novas experiências terá tolerância e cooperação para, se preciso for, voltar ao método que estava sendo praticado.
Deus nos deu um cérebro para pensar, e a promessa que Ele está ao nosso lado, dando-nos coragem para novos desafios e suas consequências. Disse a Josué: “levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei… Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo… Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito… Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:2-9
Nosso Deus é ousado. Criou o universo! Criou você!
Nosso Deus é dinâmico. Há mutações constantes em Sua criação.
Sua ousadia para mudar não pode estar em você mesmo, mas no Senhor. O segredo do sucesso nas mudanças está na dependência de Deus, na busca de sabedoria do alto, diariamente!
“Não to mandei Eu?”
Ouse, mude, crie!