A uma semana para o fim da campanha, faltam vacinar 53% das pessoas

Com uma semana restante até o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, Cosmópolis vacinou cerca de 47% do grupo considerado prioritário. Segundo dados da Prefeitura Municipal, foram vacinadas aproximadamente 6,2 mil pessoas. Sendo assim, ainda faltam aproximadamente 7 mil pessoas, totalizando 13,2 mil pessoas. Só no Dia Nacional de Vacinação Contra a Gripe, sábado, 13 de maio, foram aplicadas, em média, 200 doses da vacina.
Nesse dia, a vacinação no município aconteceu também nos acamados em domicílio e no Lar dos Idosos Irmã Rosália.
A partir do Dia D, para o estado de São Paulo, foram incluídos nos grupos prioritários os policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e da Defesa Civil.
Já que não foi alcançada a meta nacional de 90%, a Prefeitura Municipal orienta que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem as unidades de saúde para tomarem a vacina contra a influenza. Até o momento, não foi informado se haverá a prorrogação da campanha, que se encerra no dia 26 de maio.
A meta nacional de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Em 2016, foi o primeiro ano que este índice ultrapassou 90%, atingindo 93,5% de cobertura.
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis informou que, até o momento, não houve nenhum caso confirmado de influenza no município.
Porém, em Campinas foi confirmado, na quarta-feira, o primeiro caso de morte pela gripe H3N2. O município tem também mais seis casos confirmados de H3N2 desde janeiro, além de 298 ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Em Cosmópolis, a vacina contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim De Fáveri, Integrado, CSII, Andorinhas, Beto Spana e Vila Cosmos. Quem for tomar a vacina deve comparecer a uma destas UBS das 8h às 16h portando a carteira de vacinação.
A vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem surgir em casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, houve mudança na cepa do vírus A H1N1 para A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09. Desde 2009, a cepa do vírus A H1N1 utilizada nos países a sul da linha do Equador era A/California/7/2009 (H1N1) pdm09.