A unidade e a base da igreja

A maioria dos cristãos concorda que precisa da comunhão da igreja, mas a questão é: será que sabem o que é a igreja em seu aspecto prático? Aos olhos de Deus e de acordo com os registros da Bíblia, a igreja é uma em seu aspecto universal e se manifesta em cada cidade como “a igreja naquela cidade”. Ou seja, todos os filhos de Deus que vivem em determinada cidade constituem a igreja naquele lugar. Por isso, devemos ter comunhão com todos os nossos irmãos em Cristo, sem barreiras nominais ou doutrinárias.
Essa visão nos proporciona o espírito e a prática saudável de acolhimento e inclusão. Não há nada errado com a igreja em si, mas a maneira como os cristãos praticam o viver da igreja pode estar errada, pode não ser de acordo com a Bíblia. A prática adequada da vida da igreja não é, segundo a cultura, a sociedade, os antecedentes religiosos, leis, regras e doutrinas; mas apenas segundo a Palavra de Deus.
Primeiro, devemos ter clareza de que há apenas uma igreja em seu aspecto universal, que inclui todos os redimidos de Deus na era do Novo Testamento. Portanto, todos os que em toda parte creram no Senhor Jesus (desde Atos) e ainda crerão (até Sua volta) fazem parte da igreja no aspecto universal.
A primeira vez que a igreja é mencionada na Bíblia está em Mateus 16:18, quando o Senhor Jesus afirmou: “Sobre esta rocha edificarei minha igreja “ (lit.). Essa foi a revelação da igreja universal como o testemunho único do Senhor no universo. A rocha sobre qual a igreja é edificada é a revelação acerca de Cristo, o Filho do Deus vivo. Essa revelação é crucial para edificação da igreja universal; ela não é edificada segundo doutrinas, credos ou crenças.
E as portas do Hades, o poder tenebroso de Satanás, jamais prevalecerão contra ela; pelo contrário, ela tem as chaves do reino dos céus e, por elas tem a autoridade de amarrar o diabo e soltar o povo de Deus para Sua igreja. O outro aspecto da igreja é o prático, relacionado com a comunhão e o serviço de Deus em cada cidade. Ninguém vive na igreja universal diretamente sem viver na igreja numa cidade. O Senhor está edificando a igreja universal, mas nós a vivemos de modo prático numa cidade.
Em Mateus 18:17, o Senhor disse que, se um crente tiver problema contra o outro, deve dizer a igreja: isso diz respeito ao aspecto prático da igreja. Assim como a lua é uma só, mas tem expressão em cada cidade, assim também a igreja universal é uma só, mas tem uma expressão prática em cada cidade. O terreno da unidade da igreja é o limite da cidade.
Na Bíblia, as igrejas são identificadas pelo nome da cidade onde estavam: igreja em Jerusalém, igreja em Antioquia, igreja em Roma etc. Quando as igrejas são mencionadas na Bíblia no plural, isso indica uma região com várias cidades: as igrejas da Galácia, as igrejas da Macedônia etc. Contudo, embora sejam locais, as igrejas não são isoladas; antes, têm comunhão umas com as outras: é a comunhão do Corpo de Cristo.

 

IGREJA EM COSMÓPOLIS
Eduardo F. da Rocha
Reuniões: Terça e Sábado, às 20h. Domingo, às 9h30
Rua 22 de Abril nº 47 –
J. Planalto
igrejaemcosmopolis@yahoo.com.br