“A verdade vos libertará”

“A verdade vos libertará” Jo 8, 32

Olá, queridos amigos leitores. Embora a citação bíblica seja sobre a verdade, é sobre a mentira que eu quero falar hoje com vocês. No final, é claro, as Sagradas Escrituras farão todo sentido…
A Mentira…
Quando nos deparamos com esta palavra, já ficamos arrepiados, não queremos, de jeito nenhum, sermos vítimas dela, embora todos a conhecemos muito bem, e a enfeitamos de mil maneiras, dizendo que ela é pequena, sem maldade, que tem motivos bons. Na minha terra (Argentina), se diz que ela pode até ser uma mentira “piedosa”. Mas, mentira é mentira e não adianta. A mentira é o oposto da verdade, é fruto das trevas, é sempre instrumento para o mal.
Não importa o tamanho dela, não importam as motivações, nada a justifica.
A mentira é o argumento de quem não tem argumentos e, por isso, precisa criá-los.
A mentira é o pior material que se pode usar para construir uma história, pois ela está fadada a ruir, não existe mentira nenhuma capaz de se sustentar por muito tempo.
A mentira nos escraviza porque, para mantê-la, é preciso mentir de novo e mentir de novo e mentir de novo.
A mentira não presta e pronto; e se for ver direitinho, não precisa de mais delongas, pois também disso, todos nós já sabemos.
Hoje, era essa a reflexão a trazer: algumas verdades sobre o significado da mentira por mais contraditória que a frase possa parecer, sim, verdades que desmascaram aquilo que não é real e, portanto, não tem razão de ser.
E se não tem sentido nenhum a existência dela não é nela que deve ser baseada nada, absolutamente nada, nas nossas vidas.
Fuja das mentiras, evite-as, elimine-as, descarte-as e seja livre.
Ao final das contas já diz o Mestre dos Mestres, “A verdade vos libertará” Jo 8, 32.

Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Gertrudes