A vida dos justos está na mão de Deus

“Mas a vida dos justos está na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos... mas na verdade, eles estão em paz”.

Queridos amigos e leitores, é muito bom estarmos conectados através deste espaço, e assim refletirmos, mais uma vez, juntos, temas importantes para nossa caminhada como cristãos.
Celebrávamos, no início do mês, o Dia de Finados, ou de todos os fiéis defuntos, e nessa data tão particular, éramos convidados a refletir sobre essa realidade que nos toca a todos: a morte, nossa morte, porque um dia chegará, e a morte daqueles que amamos, que certamente já vivenciamos dolorosamente e provavelmente vamos ainda vivenciar. A morte é inevitável, a morte é uma certeza.
Recentemente, ficamos consternados com a morte prematura da querida Marília Mendoça, uma mulher talentosa, de apenas 26 anos, amada pelo país todo, precisamente pelo realismo das suas músicas, pela famosa “sofrência” que nos atinge a todos bem de perto.
Penso eu que, tanto pela data de Finados, como por essa tragédia, vale refletirmos um pouquinho, não sobre a morte, mas sobre a vida, ao final de contas, ela é mesmo um sopro, um instante.
Quando recebemos a notícia que alguém faleceu, quase que automaticamente dizemos “descansa em paz”. Provavelmente, seja nosso desejo sincero, que a pessoa falecida repouse na paz do Senhor. Mas, a pergunta aqui é: e em vida? Você trouxe paz para essa pessoa? Você desejou e promoveu a paz na vida dessa pessoa? Ou pelo contrário, tirou a paz dela, não deu sossego, não deu o perdão que ela precisava, não deu o valor que ela merecia, não deu a atenção, o tempo para ela?
A paz deve ser construída entre os vivos. Antes de morrer e descansar em paz, devemos viver em paz, promover a paz, solidificar a cultura da paz tão necessária nos nossos dias. Então, sim, quando alguém partir ou quando chegar a nossa hora de partir, verdadeiramente encontraremos a paz de Deus, porque aqui e agora, fomos construtores dela.
Meus amigos, devemos viver todos os dias como se fosse o último dia das nossas vidas, com toda intensidade, com toda verdade e com toda bondade, porque um dia, realmente será o último e quando esse fatídico dia chegar, os outros dirão, com toda razão, descanse em paz.
Aproveite cada dia com aqueles que você ama!
Tem uma linda música do cantor católico Thiago Brado, chamada “Verdades do tempo”, que deixo como sugestão para vocês ouvirem. Numa parte dela, diz: “…passado não volta, futuro não temos e o hoje não acabou, por isso, ame mais, abrace mais, pois, não sabemos quanto tempo temos pra respirar”.
Deus abençoe você e aqueles que você ama.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis