Abandono de animais é um problema cada vez mais frequente na cidade de Cosmópolis

Em alguns locais específicos e públicos, a quantidade de gatos abandonados é alta

É evidente que o abandono de animais está cada vez mais frequente na cidade de Cosmópolis. Em um ambiente público, há meses, o problema com abandono, principalmente, de gatos, vem se arrastando enquanto moradores ao redor tentam, com seus próprios meios, alimentar os animaizinhos abandonados.

Recentemente, as câmeras de segurança de um comércio da cidade também flagraram o momento em que a proprietária de um gatinho lança-o para fora do veículo, saindo em velocidade e quase atropelando o animalzinho. A imagem foi congelada no flagrante e compartilhada nas redes sociais da empresa. Em poucos momentos, a foto ganhou grande repercussão.

Adoção consciente
Entramos em contato com uma das responsáveis pelo Projeto Mudando Destinos, que comentou a situação difícil em relação ao abandono no município e, principalmente, sobre a adoção consciente. “Os casos de abandono têm sido um grave problema no município. Uma das principais causas são: mudança de endereço, proprietário que não permite animais de estimação em casa de aluguel, falta de espaço, custo de manutenção com os animais, ou até mesmo porque o animal não tem o temperamento desejado. Outro fator que contribui em grande parte pelo imenso número de cães e gatos abandonados é a reprodução indiscriminada desses animais, muitas vezes, intermediada pelos próprios tutores. Este problema poderia ser facilmente minimizado se as pessoas castrassem seus cães e gatos.

Um agravante foi com a entrega dos apartamentos, percebemos que, nas duas ocasiões, o número de abandono aumentou consideravelmente.
Recebemos diariamente muitas notificações de abandono, porém, não conseguimos atender a todos, pois, não possuímos abrigos e os animais que estão sob nossa tutela ficam em casas de voluntárias que já estão superlotadas.

Devido à grande demanda, realizamos feirinhas de adoção semanalmente e percebemos que a média de adoção também caiu bastante. Temos tentado a conscientização durante essas feirinhas, pois, muitos acabam querendo adotar por impulso e, no primeiro obstáculo, abandonam o animal.
A saída para minimizar a questão do abandono de animais é a conscientização da população acerca da guarda responsável de animais, políticas governamentais, públicas e privadas que enxerguem a castração como medida efetiva para o controle populacional de cães e gatos, realizando campanhas de castração em massa a baixo custo”.

Casa Di Gato e Dog
Andréia representa a Casa Di Gato e Dog que nasceu em um grupo de amigos, voluntários, no resgate de mais de 100 gatos em uma única casa na cidade de Campinas. “A partir deste resgate, nosso grupo de amigos viu a necessidade de um abrigo. Foi quando encontramos um local – por motivo de segurança, sem divulgação de endereço, em Cosmópolis -, onde estamos, há mais de dois anos, abrigando os animais, porém, sempre com muita dificuldade. Começamos com a Casa Di Gato e, hoje, temos até um porquinho. Depois, veio o Casa Di Gato e Dog, porque não tem jeito, a irresponsabilidade das pessoas é algo sem limites”.

Prefeitura de Cosmópolis
Também entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, que se manifestou oficialmente da seguinte forma: “A Prefeitura disponibiliza cerca de 450 castrações/ano para cachorros e gatos. Sobre a Guarda Municipal, eles efetuam notificações, por meio de denúncias de maus tratos de animais”.

Vale lembrar que o abandono de animais é passível de punição quando o ato for pego em flagrante.