Abdominoplastia em âncora reduz excesso de pele após bariátrica

A abdominoplastia em âncora, muitas vezes, é procurada por pessoas que passaram por uma cirurgia bariátrica e desejam se livrar do excesso de pele. É bem comum encontrar homens e mulheres insatisfeitos com a aparência do abdômen.
Entretanto, quando perdem um peso considerável, como no caso da redução do estômago, a grande quantidade de pele na barriga torna a abdominoplastia em âncora, não apenas uma cirurgia por vezes com o objetivo estético, mas reparador também. Por isso, realizar a cirurgia plástica pós bariátrica virou uma necessidade, pois, as camadas de pele, além de causarem constrangimentos, geram alguns incômodos e até assadura entre as dobrinhas.
De acordo com o cirurgião plástico Breno Nagamine, quando uma pessoa apresenta uma perda excessiva de peso, fazendo cirurgia bariátrica ou não, ou após uma gravidez, a pele do abdômen pode distender muito e apresentar flacidez, tendo, portanto, uma indicação de abdominoplastia para melhora da região.
A abdominoplastia em âncora segue os mesmos princípios da clássica. Mas, esta opção remete-se aos homens e mulheres com flacidez exagerada na região do abdômen, formando a famosa “barriga avental”. Essa aparência extremamente flácida acontece devido à perda excessiva de peso, ela também é procurada por pessoas que se submeteram a uma dieta rígida ou exercícios físicos.

Breno Nagamine Benjamin de Souza
Cirurgião plástico
Atende na Rua Max Hergert, 950
Telefone: 3882-1862/3872-5909

Uma das vantagens da abdominoplastia em âncora é a retirada de parte das estrias presentes na região superior do abdômen.
O cirurgião também explica que, nos casos em que a pessoa apresenta uma distensão muito grande da parte da pele acima do umbigo (supra umbilical), a flacidez não existirá apenas na parte inferior, o chamado “avental”, mas também apresentará na parte superior do abdômen.
Nestes casos a melhor indicação é a ressecção em âncora da pele para conseguir remover parte desta flacidez superior, ficando com uma cicatriz em “T” no abdômen.
O procedimento cirúrgico dura, em média, de 1 a3 horas. E a anestesia utilizada na abdominoplastia em âncora pode ser a peridural com sedação ou geral. É importante comparecer à avaliação médica presencial para checar se está com o peso adequado e, assim, poder realizar o procedimento. Além disso, é importante verificar se há uma estabilização do peso, para não correr o risco do efeito sanfona prejudicar o resultado.
“A vantagem desta cirurgia é a melhora da parte da flacidez superior do abdômen, porém, às custas de uma cicatriz vertical. A cicatriz produzida pela cirurgia ficará por toda a vida. O quanto essa é evidente varia de paciente a paciente, quanto melhor a cicatrização do mesmo, melhor será a aparência estética da cicatriz”, finaliza.