Abdominoplastia ou lipoaspiração? Saiba qual é a melhor para você e qual escolher

Entre as cirurgias plásticas mais procuradas estão a abdominoplastia e a lipoaspiração. Visando, principalmente, a estética, o maior número de pessoas que procura essas cirurgias é formado por mulheres, com idade de 25 a 55 anos. Entenda as diferenças entre elas e qual a melhor opção para o seu caso específico.
“Muitas pacientes procuram o consultório desejando a melhora da região abdominal através da cirurgia plástica. Há sempre dúvida se é necessário fazer lipoaspiração ou abdominoplastia”, conta o médico cirurgião plástico Breno Nagamine.

Indicações para cada caso:
“A indicação entre uma ou outra é feita através da avaliação do médico.
De modo geral, apresentando flacidez, é necessário fazer a dermolipectomia; e apresentando gordura na região, se faz necessária a lipoaspiração.
Portanto, as pacientes mais jovens com gorduras localizadas e sem flacidez fazem, na maior parte das vezes, lipoaspiração. Pacientes que já apresentam flacidez no abdomen por perda de peso, idade ou gestação prévia, precisam da cirurgia abdominoplastia”, explica o médico.

Pré-cirurgia:
“A indicação médica para antes da cirurgia é: jejum, exames em ordem e
controle de pressão e diabetes quando presentes”.
Os exames necessários para a cirurgia são: exames de sangue e cardiológicos.

Breno Nagamine Benjamin de Souza é Cirurgião-plástico

Riscos
Os riscos dependem da reação de cada organismo. “Toda cirurgia tem riscos. Pode infeccionar, haver sangramentos, um hematoma, que é um coágulo de sangue, abrir pontos, cicatrização ruim, assimetria, que é um lado ficar um pouco diferente do outro e coisas do gênero”, comenta o cirurgião Breno.

Pós-cirurgia:
Segundo o médico Breno, “a recuperação demora cerca de um mês para a retomada de exercícios leves”.

Para melhor resultado
“Na maioria das pacientes, é necessária uma associação das duas técnicas para um melhor resultado, quando a paciente apresenta flacidez e gordura abdominal juntas.
Para mais informações, consulte sempre um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, conclui o cirurgião.