Abdominoplastia se torna opção para aqueles que querem perder medidas do abdômen

Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos se esforçam para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para alcançar esse objetivo. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem a gravidez, envelhecimento, oscilações significativas de peso e hereditariedade.
A fim de reverter essas condições, muitos têm optado pela abdominoplastia, que é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal, resultando em uma barriga mais lisa e tonificada.
O cirurgião plástico Dr. Breno Nagamine conta que a cirurgia é recomendada para pacientes que apresentam a flacidez, ou excesso de pele, na região abdominal.

A cirurgia se baseia nos seguintes passos:

1 -Faz-se um corte em forma de fuso de pele logo acima dos pelos pubianos até logo acima do umbigo;
2-Retira-se esse excesso de pele cortada com sua gordura;
3-Costuram-se os músculos reto-abdominais para formar uma espécie de cinta abdominal interna;
4-Estica-se a pele do abdômen superior até a região pubiana e costura;
5-Acerta a posição do umbigo;
6- Coloca-se dreno de aspiração na região operada.
O cirurgião afirma que o procedimento costuma promover boa satisfação aos pacientes, porém, em alguns casos, é necessária a realização também de uma lipoaspiração.

Variações da
abdominoplastia

Quando a extensão do tratamento é menor, ela é chamada de miniabdominoplastia, pois retira acúmulos de gordura e pele apenas da região inferior da barriga, resultando em uma cicatriz menor. Tanto a abdominoplastia quanto a miniabdominoplastia podem ser associadas à lipoaspiração para melhores resultados e para um melhor contorno corporal.

Vale lembrar

A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.

Pré-operatório

Previamente à cirurgia, é necessário fazer exames de laboratório ou avaliações médicas, tomar certos medicamentos, parar de fumar bem antes da cirurgia e evitar tomar aspirinas, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois esses podem aumentar o sangramento.
Dr. Breno explica que a diminuição dos riscos se dá em um cuidadoso pré-operatório e com os cuidados do paciente após a cirurgia. Porém, ele lembra que, como todas as cirurgias, a abdominoplastia também tem seus riscos. Entre eles, estão: a infecção, sangramento, hematoma, seroma e a má cicatrização.