Abertas inscrições para o Câmara Mirim 2024

Alunos do Ensino Fundamental têm a chance de vivenciar a experiência parlamentar através do programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados

Estão abertas as inscrições para o programa Câmara Mirim 2024, destinado a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Até o dia 30 de junho, estudantes de instituições educacionais, tanto públicas quanto privadas, devem enviar um projeto de lei de sua própria autoria para o Plenarinho por meio de formulário do programa.

 

Uma equipe especializada de consultores legislativos selecionará as três melhores propostas. Os estudantes responsáveis pelos projetos escolhidos serão convidados pela Câmara dos Deputados a participar, nos dias 24 e 25 de outubro, de uma experiência educacional em Brasília, onde atuarão como deputados mirins por dois dias.

 

Iniciativa do Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim se destaca como um programa voltado para a educação política, abrindo portas para alunos do ensino fundamental vivenciarem a rotina parlamentar, realizando atividades que vão desde a elaboração de um projeto de lei até o debate das propostas em comissão e a sua votação em Plenário.

 

Educadores

 

O prazo de inscrição para os professores interessados em participar da edição deste ano do programa vai até o dia 28 de abril. Eles devem atuar em turmas do 5º ao 9º ano, de escolas públicas ou particulares. Também podem participar educadores vinculados às Câmaras Mirins Municipais.

 

Para se inscrever, o educador deve enviar uma redação com até 40 linhas sobre o tema “O futuro da educação para a democracia: que Brasil queremos, e o que precisamos fazer para chegarmos lá?”.

 

Os textos devem ser enviados para o endereço camaramirim@camara.leg.br. O resultado será divulgado até 6 de maio de 2024. Serão selecionados cinco “Novos Educadores” e cinco “Educadores Parceiros”, que ganharão o direito de participar do programa com turmas de 25 estudantes.

 

Mais informações estão no portal do Plenarinho.

 

Serviço

 

Programa Câmara Mirim 2024

Público alvo: estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas ou privadas

Inscrições de educadores: até 28 de abril

Inscrições de estudantes: até 30 de junho

Simulação parlamentar na Câmara dos Deputados: 24 e 25 de outubro de 2024

Mais informações: Portal do Plenarinho