Projeto atende cerca de 2000 pessoas com aulas gratuitas em mais de 20 modalidades musicais
A Orquestra Sinfônica de Cosmópolis comemora a aquisição de dois importantes instrumentos, um contrabaixo acústico e um violoncelo, resultado da doação da Antibióticos do Brasil (ABL) ao projeto Villa-Musical, responsável pela orquestra do município.
Juntos, os dois instrumentos custam cerca de R$ 10 mil e, segundo o coordenador do projeto Villa-Musical e professor de música, Rafael Beling, eles são essenciais na formação da orquestra. “O contrabaixo acústico e o violoncelo desempenham papel muito importante na harmonia e estrutura de complexidade sonora de uma orquestra sinfônica. Por isso, essa doação possibilita, além de apresentações musicais de mais qualidade, a oportunidade a dezenas de crianças e jovens de ter em suas mãos um instrumento musical complexo para que eles possam se desenvolver”, explica Rafael.
O projeto atende cerca de 2000 pessoas com aulas gratuitas em mais de 20 modalidades musicais, que acontecem em pontos espalhados pela cidade e nas escolas municipais. Os alunos do projeto são convidados a fazer parte de corais, bandas e da orquestra sinfônica e realizam apresentações em datas especiais para a população. Os novos instrumentos também serão utilizados nas aulas para crianças a partir de 12 anos. “Como são instrumentos muito grandes, pedimos uma adaptação para atender as crianças nessa faixa etária, por isso, eles são um pouco menores e assim vamos conseguir iniciar o aprendizado nessa idade”, comemora o professor.Cintia Franco, gerente de RH da ABL, diz que é uma imensa satisfação poder ajudar uma instituição que dá acesso a arte e a música para crianças e adolescentes de Cosmópolis. “A música e a arte são importantes instrumentos de inclusão e socialização, por isso ficamos felizes em contribuir com esse trabalho tão significativo no município, onde mora grande parte de nossos colaboradores”, finaliza Cintia.