Na segunda-feira (30), a empresa ABL – Antibióticos do Brasil disponibilizou, no auditório da própria empresa, uma palestra sobre incineração e especificamente sua influência no meio ambiente e a rigorosa legislação que rege essa atividade.
A empresa é instalada em uma área de 729 metros quadrados. A moderna fábrica possui tecnologia de ponta e gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos, sendo 90% direcionados para os moradores de Cosmópolis. Além disso, a referida empresa é detentora de aprovações internacionais para a produção de medicamentos para os EUA, Europa e Japão. Atualmente, exporta para mais de 27 países e é líder no segmento de medicamentos hospitalares no Brasil.
Sobre a incineração, a ABL possui, na planta de Cosmópolis, uma unidade de incineração de alta tecnologia para tratamento de resíduos sólidos e líquidos, que atende tanto suas necessidades internas quanto as de terceiros. Esse equipamento garante a descontaminação dos resíduos e a não contaminação do meio ambiente, devidamente fiscalizado, licenciado e aprovado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB.
Estima-se que o número de incineradores atualmente em operação no Brasil seja de aproximadamente 23 e apenas alguns prestam serviço de incineração de resíduos industriais perigosos. O incinerador da ABL destaca-se por contribuir com uma parcela significativa do mercado de incineração. Além da queima dos próprios resíduos gerados na planta de Cosmópolis e das outras três plantas fabris que pertencem ao grupo, localizadas em Valinhos, Embu das Artes e Sumaré, o equipamento ainda tem capacidade para a destruição de resíduos de terceiros, contribuindo para a gestão ambiental.
A incineração é um processo de destruição térmica dos resíduos perigosos, que são submetidos a temperaturas superiores a 1.000ºC. Os parâmetros do processo de incineração, como temperatura, tempo de residência e turbulência são controlados para que possam garantir a completa destruição, proporcionando confiabilidade no método.
Periodicamente, o incinerador da ABL realiza testes de queima com fiscalização da CETESB, que submete o equipamento a severas condições de queima para comprovar o atendimento à resolução CONAMA 316/2002 que disciplina os processos de tratamento térmico de resíduos, estabelecendo procedimentos operacionais, limites de emissão e critérios de desempenho, controle, tratamento e disposição final de efluentes. Dessa forma, o incinerador da ABL comprova que atende a todas as mais rígidas normas do setor, contribuindo com e para a gestão ambiental responsável da empresa e de clientes comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
A empresa ainda defende oficialmente. “Para a ABL, Sustentabilidade e Responsabilidade Social são muito mais que um conceito, são um compromisso. Essa preocupação é expressa em uma série de atividades exercidas pela empresa ligadas aos cuidados com o meio ambiente, como o Trabalho de Reflorestamento, o Projeto Reciclar, a Semana da Água e o Tratamento de Resíduos”.