Por meio de suas políticas, a ABL desperta em seus funcionários a consciência da preservação ambiental e, nesta sexta-feira (9 de junho), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado no último dia 05, a ABL – Antibióticos do Brasil, irá promover uma ação interna em que os funcionários irão plantar 70 mudas de pau-brasil, espécie em extinção no Brasil.
Cintia Franco, gerente de RH da ABL, explica que, antes do plantio das árvores, um especialista em pau-brasil fará uma palestra explicando sobre a planta, sua importância, qual melhor solo para se plantar, como cuidar, como fazer a manutenção, entre outros cuidados. “Cerca de 35 representantes de cada departamento da empresa irão fazer o plantio das mudas e fixar uma placa de identificação entre elas. É uma iniciativa extremamente importante, a ABL se preocupa com as questões ambientais e preservação da flora
brasileira e desperta essa consciência em seus colaboradores. Essa ação dará início a outras ações que preveem o plantio de espécies nativas da região dentro do espaço que temos”, conclui.
O pau-brasil é uma espécie nativa da região da Mata Atlântica. Também conhecida como Ibirapitanga, como os índios a chamavam, a árvore pode atingir até 40 metros de altura. De sua madeira, se obtém uma resina denominada brasileína, um corante avermelhado que por muitos anos foi amplamente usado pelos europeus na fabricação de tecidos de luxo. A extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica empreendida pelos colonizadores portugueses no Brasil. Naquela época, a madeira avermelhada do pau-brasil era um dos produtos de maior procura na Europa e, para a sorte de Portugal, nas terras brasileiras havia mais de 70 milhões de árvores daquela espécie.
Sobre a ABL
A Antibióticos do Brasil foi criada em 2003 e pertence a ACS Dobfar, grupo italiano com 40 anos de mercado e um dos líderes mundiais na fabricação e comercialização de antibióticos. Com unidades em Cosmópolis e Sumaré, interior de São Paulo, possui tecnologia de ponta na fabricação de medicamentos injetáveis de alta complexidade, é líder no país nesse segmento e a única detentora de aprovações internacionais na América Latina para a produção de medicamentos para os EUA, Europa e Japão.