“Abramos o nosso coração”

“Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os Seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma” Dt 30,10

Queridos amigos e leitores, hoje, trago para o nosso bate-papo esse trecho do livro do Deuteronômio, na verdade, a nossa reflexão irá além desse versículo.
Mas, vejamos por parte: aqui o autor sagrado está nos motivando a ouvir a voz de Deus e a colocar em prática os mandamentos, isto é, fazer em nossa vida a vontade do Senhor.
Até aí, tudo bem, ao final das contas, como cristãos, sabemos que devemos fazer sempre aquilo que agrada a Deus, mas o que eu quero chamar a atenção hoje é para outros versículos desse capítulo que transcrevo a seguir porque realmente valem a pena.
“Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance. Não está no céu, para que possas dizer: Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir? Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir? Ao contrário, esta palavra está ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir”.Dt 30, 11-14
É tão bom ler, mas sobretudo compreender e acreditar naquilo que a Palavra nos diz. Os mandamentos de Deus não são difíceis demais, nem muito menos estão fora do nosso alcance, eles devem estar na nossa boca e, sobretudo, em nosso coração. Quem realmente entende isso faz da sua vida um constante esforço para colocar em prática a vontade de Deus.
É claro que obedecer nem sempre é fácil, é certo que por causa das nossas fraquezas, teimosias e caprichos, muitas vezes, não conseguimos viver plenamente a vontade de Deus, mas também é certo que, quando permitimos que realmente Deus faça morada em nossos corações, a Sua vontade prevalece sobre a nossa e assim trilhamos o caminho indicado por Ele.
Meu conselho hoje é para que deixemos de colocar justificativas ou desculpas, pois não tem sentido, um Pai amoroso pedir para nós algo que não conseguiríamos realizar. Ele sabe das nossas mais íntimas fraquezas, e, mesmo assim, nos ama intensamente, por isso, faz com que Seus mandamentos estejam ao nosso alcance.
Abramos o nosso coração, permitamos que o amor Divino o preencha por inteiro, só amor, é o motor propulsor que precisamos para viver do jeito que Deus quer.
Deus abençoe a todos.
Aquele meu abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Sta. Gertrudes e Sagrado Coração de Jesus