Açaí: fruto pode prevenir doenças cardiovasculares e circulatórias

É importante saber a procedência do fruto antes de consumi-lo

O açaí, fruto da palmeira açaízero, é muito consumido no dia a dia das pessoas e, muitas vezes, substitui até mesmo alguma refeição. Porém, poucas pessoas conhecem as propriedades e benefícios da fruta. A nutricionista Lívia Almeida Santos explica alguns detalhes sobre o fruto.

De que forma o açaí pode ser ingerido? E quando?
“O açaí pode ser consumido com peixe, camarão e tapioca, mas, é mais comum ser consumido como suco para smoothies e ‘tigelas’ cobertas com frutas frescas para café da manhã ou para um lanche saudável e gostoso”, diz a nutricionista.

Ele é considerado calórico?
De acordo com a nutricionista, “o açaí não. 100g do fruto possuem, em média, 60 calorias, porém, estamos mais acostumados a consumir a versão com xarope de guaraná, utilizado para deixar o alimento mais doce. Assim, as calorias aumentam para 110 em 100g. Além disso, seu consumo com diversos outros ingredientes é muito comum, como banana, granola, leite condensado ou leite em pó, e aí, nesses casos, um açaí na tigela pode facilmente alcançar 1000 calorias. Resumindo, não é o açaí que é calórico, e sim, a forma como se consome o açaí”.

Ele pode substituir uma refeição, como almoço ou jantar? Por quê?
“Poderia, pois ele atinge a quantidade de calorias ideal para essas refeições, porém, não seria recomendado fazer essa substituição com muita frequência. O tradicional arroz e feijão continua sendo a melhor opção para uma boa alimentação”, conta Lívia.

É recomendável ingeri-lo antes ou depois de praticar um exercício físico? Por quê?
Segundo a profissional, “o ideal seria consumir antes do treino, pois, ele tem muitas calorias e, assim, tem a quantidade de energia para ter um treino com mais rendimento”.

Lívia A. Almeida Santos,
Nutricionista
CRN3: 24393
Cel.: (19) 99653 1799

Quais os perigos que se tem ao comer açaí? Quais as precauções devem ser tomadas?
“Há fortes indicativos que se pode contrair Chagas na ingestão de açaí. A principal precaução é ingerir açaí que tenha passado pelo processo de pasteurização. Assim, você tem um alimento seguro, livre de Chagas”, explica Lívia.

Informações adicionais
“O açaí é rico em gorduras do tipo poliinsaturadas e monoinsaturadas – consideradas saudáveis e protetoras. O açaí oferece, ainda, potentes antioxidantes, como as antocianidinas – provenientes dos alimentos de cor roxa. As antocianidinas conferem ao açaí a categoria de alimento funcional por possuírem a capacidade de captar radicais livres, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias”, completa a nutricionista.