Entre os lixos mais recolhidos estão os materiais flutuantes, garrafas e recipientes plásticos, locados nas margens e fluxos hidrográficos da Represa, aos objetos de grande porte como pneus de veículos, ferragens e detritos orgânicos
Na manhã do domingo (23), uma ação ecológica de limpeza foi realizada na Represa Pirapitingui pelos grupos ‘Guardiões da Represa’, Guardiões das Águas (Americana-SP) e voluntários.
As ações tiveram o apoio da Prefeitura de Cosmópolis, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e do Departamento de Turismo, efetivando as limpezas das margens da Represa e caminhos de acesso.
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito participou operacionalmente das ações, coordenando os percursos e assistências civis, contando com as entregas de água mineral em garrafinhas, doadas aos participantes pelo ‘Paulinho da Água’.
Os grupos de Guardiões de Cosmópolis e Americana, formados de barqueiros e desbravadores da natureza, utilizaram caiaques para recolher lixos e detritos nos locais de difícil acesso.
Os lixos e detritos recolhidos foram agrupados em sacos plásticos biodegradáveis, seletivamente dispostos para reciclagem e descarte consciente.
Entre os lixos mais recolhidos estão os materiais flutuantes, garrafas e recipientes plásticos, locados nas margens e fluxos hidrográficos da Represa, aos objetos de grande porte como pneus de veículos, ferragens e detritos orgânicos.
O objetivo da ação voluntária é diminuir as cargas poluidoras na Represa Pirapitingui, um dos mais importantes mananciais de Cosmópolis e região, assim como incentivar a preservação do meio ambiente.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis