Acautelai-vos

Em Lucas 21:34, lemos: “Acautelai-vos por vocês mesmos, para que nunca suceda que o coração de vocês fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vocês repentinamente, como um laço”. No Novo Testamento grego, são usadas três palavras para significar vida: Zoé – vida espiritual; Psiche – vida psicológica; e Bios – vida biológica.
No versículo acima, o Senhor está nos advertindo para que tomemos cuidado a fim de que não sejamos excessivamente pressionados pelos cuidados desta vida (Psiche), ou seja, com ansiedades referentes a assuntos bem comuns, tais como alimento e vestuário, os quais pertencem à nossa presente existência sobre a terra. Foi justamente com uma coisa assim simples que Adão e Eva caíram, e será por causa de tais assuntos corriqueiros que alguns cristãos poderão negligenciar a chamada de Deus para ganhar o Seu galardão.
Pois é sempre uma questão de onde está o coração. Somos exortados a não deixar nossos corações serem “sobrecarregados” ou “carregados” com essas coisas, para nosso prejuízo. Isto quer dizer, não devemos carregar um fardo com relação a estes assuntos, que nos abateria. Temos que ser, na verdade, separados em espírito de nossos bens, na casa ou no campo (Lc. 17:31).
Pois então, vamos tomar pleno conhecimento de quem somos! Somos a Igreja, a luz do mundo brilhando em meio às trevas. Como tal, vamos viver nossas vidas aqui.
Houve um tempo em que a Igreja rejeitou os caminhos do mundo. Agora, ela não só os usa, ela abusa deles. Naturalmente, devemos usar o mundo, porque precisamos dele, mas não vamos ter necessidade dele, não vamos desejá-lo. E Jesus continua: “Vigiai, pois, a todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder, e estar (literalmente “ser postos”) em pé na presença do Filho do Homem” (Lc. 21:36).
Iria Deus instar-nos a vigiar e orar, se não houvesse uma força espiritual contra a qual devemos guardar-nos? Não ousamos tomar nosso destino como fato lógico, mas devemos estar constantemente alertas para que estejamos verdadeiramente desligados em espírito dos elementos deste mundo. Há coisas que são do mundo e que são essênciais à nossa própria existência. Estar preocupados com elas é legítimo, mas estarmos oprimidos por elas é ilegítimo, e poderá causar a perda do melhor que Deus tem para nós: O galardão de reinar com Cristo por 1000 anos (Ap.20:4).

Igreja em Cosmópolis
As reuniões acontecem às
segundas-feiras, às 20 horas;
sábados, às 20 horas;
domingos, às 9 horas, na
Rua 22 de Abril, 47