ACENA promove palestra sobre projeto de proteção contra incêndio

Na noite do último dia 21 de Novembro, a ACENA – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cosmópolis, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, promoveu, em sua Sede, na rua Campinas 654, para mais de 30 profissionais, a palestra “Interferências do Projeto de Proteção Contra Incêndio no Projeto Arquitetônico”, com o renomado, engenheiro e Capitão reformado do Corpo de Bombeiros e palestrante: Silmar Sendin.
Silmar é especialista reconhecido internacionalmente pela sua atuação no segmento de combate a incêndios, além de possuir grande experiência na elaboração e auditoria em projetos de combate a incêndios. Trabalhou por mais de 25 anos como Oficial do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e, hoje, divide seu tempo entre consultoria e cursos que ministra pelo país e no Exterior.
Professor do curso de especialização em engenharia de segurança há mais de 10 anos, Silmar também é membro da equipe que desenvolveu a Instrução Técnica 25 no Estado de São Paulo e é referência em 18 estados brasileiros.
A palestra foi precedida pelas palavras do presidente da ACENA, o Engenheiro Joaquim José da Costa Lino, que agradeceu a presença de todos e informou que o objetivo principal do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo é “Proteger a Sociedade dos maus profissionais das áreas de Engenharia e Agronomia”; e o faz através de fiscalização de serviços profissionais e em função disto faz visitas a obras e empresas.
Também é objetivo do CREA valorizar os bons profissionais, fomentando a capacitação, a atualização e treinamento para os Engenheiros e Agrônomos, através de parcerias com as associações de Classe. A Palestra também foi transmitida via Internet para alunos de Universidades.
Em sua participação, Silmar afirmou: “Muita economia poderia ser feita se alguns detalhes fossem observados durante a elaboração dos projetos”, explicou. Por isso, segundo Silmar, alguns problemas são detectados apenas quando a obra já está pronta, durante o processo de aprovação pelo Corpo de Bombeiros, e nessa fase os custos de adequação são expressivos, algumas vezes superiores a 50% dos custos da obra. Como exemplo, citou o caso de dois galpões que foram construídos desrespeitando as distâncias mínimas exigidas, e que tiveram um custo de 2 milhões de reais para colocação de sistema de proteção contra incêndio, custo este desnecessário se as distâncias mínimas fossem respeitadas e definidas na fase de projeto.
Silmar deu ênfase à proteção passiva contra incêndio, durante a fase de projeto arquitetônico, explanando sobre: Área Construída, Saídas de Emergência, Escadas, Escadas pressurizadas, Elevadores, Compartimentação, Controle de Fumaça, Distância de Edificações e Sinalização de segurança.
Abordou também a legislação atual de proteção contra incêndio e suas implicações, explicou que a atualização da legislação em vigor foi feita em decorrência do incêndio na Boate Kiss, ocorrido em Janeiro de 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Silmar informou que, em decorrência da nova legislação, muitos estabelecimentos que possuem AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros podem ter que fazer adequações para renovar o seu AVCB e que somente os prazos de trâmites de documentação no Corpo de Bombeiros podem chegar a até 5 meses, fora a implantação das adequações. Portanto, ele sugere que empresas que estejam com o AVCB em vias de vencimento, procurem um profissional devidamente habilitado e qualificado para poder planejar potenciais adequações em tempo hábil.
Após a palestra, os profissionais presentes puderam fazer perguntas ao palestrante e o evento foi encerrado com um coquetel.
Fundada em Dezembro de 1999, a ACENA, ao longo de mais de 18 anos, busca aproximar os bons profissionais: Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de nossa cidade, em busca de sinergia, interação, para juntos trocar experiências, disseminar as melhores práticas, encontrar soluções conjuntas para demandas comuns e prover atualização e treinamento para os profissionais.

Por Mauricio Pelissari