Acompanhe a experiência de ter um animalzinho no ambiente de trabalho

ACICO e Lar dos Idosos têm gatinhos como moradores

Segundo estudo da Universidade de Azabu, Japão, o animal de estimação estimula a produção de ocitocina, hormônio que ajuda o ser humano a ter maior sensação de bem-estar. Reduz o estresse: A convivência com pets propicia momentos tranquilos, nos quais as pessoas se desconectam dos problemas.
A presença dos pets é notória em inúmeras casas cosmopolenses, entretanto, alguns comércios locais também abraçaram os bichanos para fazerem companhia no dia a dia no local de trabalho. A Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis (ACICO) possui uma gatinha há seis anos. O nome dela é Gorda Maria. Priscila Cunha, gerente da ACICO, conta que a gatinha tinha um lar. “Ela tinha dono, mas começou a aparecer aqui. Descobrimos quem eram os donos e a levamos de volta, porém, ela voltava todo dia. Foi ficando, ficando e acabou que não saiu mais daqui”, explica Priscila.
Com o tempo, a ACICO foi se tornando o lar de Gorda Maria. A equipe acabou abraçando o animalzinho e montando um cantinho para ela. “Gorda Maria fica aqui dentro o dia todo dormindo e, durante a noite, deixamos a casinha e comida do lado de fora, e ela fica tranquila. Aos sábados, a Itanira, que é nossa colaboradora e faz a limpeza e organização da Acico, cuida dela. Então, ela fica somente o domingo sozinha”, conclui a Gerente.

Outro exemplo é o Lar dos Idosos Irmã Rosália, localizado na Rua Presidente Getúlio Vargas. Ieda Kawano, assistente administrativo do Lar dos Idosos, conta que dois gatinhos começaram a visitar o Lar semanalmente. “Há um ano, surgiram uma gatinha e um gatinho no Lar dos Idosos. Nossos idosos acabaram se apegando a eles, deram atenção, carinho e cuidados. Por conta disso, esses anjinhos de 4 patas estão sempre por aqui”, conta Ieda.
Para Ieda, a visita dos gatinhos foi um ponto positivo para os idosos, motivando as tarefas diárias e ainda alivia o estresse. “O animalzinho, para um idoso, afasta a solidão, diminui o sedentarismo, devido as tarefas rotineiras de colocar água, dar comida, exercita a mente, incentiva a sociabilidade e ameniza problemas emocionais”, conclui a Assistente Administrativo.