Acompanhe a previsão e tendências de clima para o Inverno 2021

Atmosfera vai ficando cada vez mais seca e as condições para chuva diminuem significativamente

O inverno de 2021 no Hemisfério Sul começou oficialmente na segunda-feira, dia 21 de junho, à 00h32min e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro de 2021, pelo horário de Brasília.

Com inverno chegando, a atmosfera vai ficando cada vez mais seca e as condições para chuva diminuem significativamente, em especial nas regiões mais interioranas de São Paulo .

Tendência inverno – julho

Em julho, apenas uma frente fria de forte intensidade vai conseguir chegar ao estado de São Paulo, provocando bastante chuva e deixando o tempo frio por alguns dias. O restante do mês será com muitos dias de sol e céu claro, com temperaturas altas para a época do ano, com a umidade do ar abaixo dos níveis recomendados entre a capital, a região de Campinas e o interior.

Tendência inverno – agosto

A partir de agosto, as frentes frias e as massas de ar frio devem conseguir chegar com maior intensidade ao estado, deixando o céu nublado e as temperaturas baixas, inferiores aos níveis médios climatológicos. São esperados alguns eventos de chuva forte entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba neste período.

Tendência inverno – setembro

No final do inverno, em setembro, o sol volta brilhar forte no estado e a atmosfera ainda vai estar seca. Essa combinação favorece a ocorrência de ondas de calor, por isso, a previsão é que o mês fique com temperaturas altas para a época do ano. Não tão altas quanto em 2020, quando tivemos recorde de temperatura em diversas regiões, mas ainda assim deve ser um final de estação bem quente.

 

Fonte: Climatempo