Acompanhe os projetos da sessão ordinária desta segunda, 11

Um dos primeiros requerimentos da noite foi do vereador Rafael Piauí, solicitando ao Executivo a possibilidade de disponibilizar fraldas descartáveis geriátricas para idosos e pessoas com necessidades especiais.

O vereador mestre Aldenis Mateus solicitou a possibilidade de haver a instituição do curso técnico gratuito de enfermagem na rede municipal de ensino.

A Vereadora Eliane Lacerda sugere a possibilidade de realização de mutirão de consultas oftalmológicas.

Já sobre a possibilidade de realizar melhorias na sinalização e controle do trânsito nas vias próximas às escolas do município, os vereadores Mestre Aldenis Mateus, Eliane Lacerda, André Maqfran, Edson Leite, Cristiane Paes, Élcio Amâncio, Dr. Eugênio, Hiroshi, José Carlos Passos Neto, Rafael Piauí, Renato da Farmácia e Renato Trevenzolli assinaram como forma de apoio.

O vereador André Maqfran solicita a possibilidade da utilização da área anteriormente utilizada como Projeto Reviver para a implantação de uma creche.

O vereador Dr. Eugênio questiona o Programa de adoção de Praças Públicas, de Esportes, área verde e de proteção permanente.

Os vereadores Renato da Farmácia e Edson Leite solicitam a possibilidade de apurar e tomar as devidas providências quanto aos problemas de rachaduras nos blocos do condomínio Bonsucesso.

O vereador Hiroshi questiona as obras paradas no município e também solicita a relação de todos os imóveis alugados pela Prefeitura de Cosmópolis no município.

O vereador Edson Leite pede um demonstrativo detalhado, contando as medições dos serviços realizados pela Lanaza nos recapeamentos da cidade, além de prestar apoio a PEC que modifica o sistema da Previdência Social, estabelecendo regras de transição e disposições transitórias para que inclua a Guarda Municipal de todas as cidades brasileiras com a aposentadoria especial.

Já a vereadora Cristiane Paes solicita a possibilidade de criar o projeto de costura “Oficina de Bonecas”.

2° parte – Ordem do Dia

Neste segundo momento da sessão, o assunto sobre a revogação de dispositivos sobre feiras itinerantes intermunicipais e para obtenção do Alvará de Licença foi criticado pelo vereador Hiroshi.

Houve a segunda discussão do projeto de lei do vereador Renato Trevenzolli sobre a implantação de coberturas nos pontos de ônibus do transporte coletivo urbano no município e a primeira do projeto de Rafael Piauí sobre a proibição do corte dos serviços de água no município de Cosmópolis aos fins de semana e feriados.

As contas sobre o hospital causaram um momento de tensão na mesa legislativa, novamente, sobre opiniões divergentes em relação ao repasse de saúde ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis.

Outro momento tenso na sessão desta segunda-feira foi a discussão sobre a criação de um cargo com concurso público na parte administrativa na Casa de Leis, que causou indisposição entre os parlamentares.

O Ministério Público solicitou que a vaga de Diretor Jurídico da Casa fosse aberta sob a vaga de concurso. Desta forma, é necessária a exclusão do cargo atual que está como “comissionado”.

A sessão teve duração aproximada de 2h30min.