Acréscimos de ligações estão sendo feitos às faturas de cosmopolenses

Robson Alexandre Oliveira
“Robinho”
Coordenador PROCON Cosmópolis–SP

No último mês, assinantes de telefonia fixa passaram a questionar ligações internacionais cobradas em suas faturas, sob alegação da não realização das mesmas. As chamadas são destinadas a países como Rússia, França e Turquia e marcadas por diversas operadoras.
O coordenador do PROCON de Cosmópolis, Robson Alexandre Oliveira (Robinho), afirma que a divulgação dos casos foi feita, pois, a partir de uma pesquisa, constatou-se que as reclamações estão sendo realizadas apenas na cidade de Cosmópolis, o que abre caminho para a tese de golpes por grupos de estelionatários. “Só nesta semana, fizemos sete reclamações. Mas, os números estão aumentando cada vez mais”, comenta.

O que pode ser feito
O assinante vítima desses casos deve entrar em contato com a prestadora de serviços e pedir o desmembramento da fatura, ou seja, o cancelamento do valor acrescentado pelas ligações não realizadas. “Caso haja a negativa da prestadora de serviços, o consumidor pode procurar o órgão PROCON para que seja feita a denúncia legal”, afirma Robinho.
Nos casos de faturas pagas em débito automático, a ligação não deve ser feita para a operadora de telefonia, mas diretamente à prestadora de serviços. “E se não houver retorno, entre em contato com o PROCON”.
No órgão, haverá a abertura do processo administrativo, com o questionamento da fatura indevida. “Ainda não houve retorno pelas operadoras. Até o atual momento, só estamos realizando aos desmembramentos”, conclui.
O PROCON Cosmópolis localiza-se Rua Dr. Campos Sales, 398 (Prefeitura) – prédio da antiga Escola do Comércio. Para mais informações: 3812 8069.